Yoga é uma filosofia milenar de origem indiana que busca a união entre o corpo físico e o transcendental.
> Campanha “Setembro Vermelho” atenta para cuidados com o coração
> Aulas de Crossurf em Fortaleza, um treinamento funcional diferente
> Práticas alternativas como Ayurveda, Ioga e musicoterapia serão oferecidas no SUS
> Alimentos que ajudam a reduzir o estresse
A yoga trabalha as emoções e proporciona um novo modo de ressignificar a vida.
A prática consiste em exercícios respiratórios, posturas, meditação, mantras. O foco é um novo estilo de vida, que consiste na adoção da cultura de paz.
A Yoga promove:
– Autoconhecimento
– Expansão da consciência
– Melhora da relações interpessoais
Benefícios para o corpo
Além de favorecer o desenvolvimento pessoal, a Yoga contribui para a melhoria da memória, fortalecimento do corpo, flexibilidade, tônus muscular, diminuição de doenças cardíacas e do estresse.
Combinação perfeita: Yoga e Meditação andam juntas. A meditação favorece o autocontrole, relaxamento e melhora o sistema imunológico.
Métodos Yoga
Entre métodos tradicionais e contemporâneos, os mais difundidos estão o Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Kundalini Yoga e Raja Yoga. Um método que vem ganhando destaque na cidade é o Ashtanga. Segundo a professora do método, Tati Chaves, a prática compreende 8 passos, divididos em “asanas” ou posturas. O objetivo do método é a purificação do corpo e mente por meio do autoconhecimento, posturas, respiração, concentração e consciência mental.
Outro método é o Kundalini. Alémdesses benefícios, também estimula a consciência positiva, a autoaceitação e o bem-estar. De acordo com Naiana Castro, professora de Kundalini Yoga, o método tem o objetivo de despertar a Kundalini, que é uma energia latente. O ponto está na base da coluna vertebral e ascende pelos sete principais chacras do corpo, despertando o potencial espiritual e criativo.
Meditação para crianças
O Instituto Myra Eliane, voltado para a construção de uma sociedade humanizada, desenvolveu o projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”. O projeto desenvolveu a prática da meditação na educação em 211 escolas pelo Ceará. O objetivo é trazer tranquilidade, equilíbrio emocional e autoconhecimento para os praticantes. O foco é em crianças de 2 a 5 anos, estudantes de escolas da rede pública.
Segundo a técnica formadora da Secretaria de Educação de Horizonte, Jocilânia Souza, o método é essencial para o aprendizado das crianças. “Temos um momento de meditação na nossa rotina diária com crianças, professores e funcionários nas escolas. O resultado dessa prática, além de relaxar, deixa as crianças mais receptivas para o conhecimento, aumenta o nível de concentração e diminui os níveis de ansiedade e estresse”, afirma.