Estudos indicam que praticar exercícios físicos acompanhado de um amigo ou familiar pode ajudar a melhorar o desempenho e aumentar a frequência nos treinos. A interação social e o apoio mútuo são apontados como fatores que favorecem a continuidade da prática e criam um ambiente mais motivador. Foi exatamente isso que o servidor público Marco Aurélio Cruz, 49, passou a vivenciar há mais de um ano, quando passou a ter a companhia dos filhos, nos treinos diários na Bodytech do Shopping Iguatemi Bosque.
Neste Dia dos Pais, Marco Aurélio reforça que ter a experiência de treinar e competir em diferentes modalidades ao lado dos filhos, Maria Luisa de 14 anos, e Bento, de 11, fortaleceu ainda mais os vínculos familiares e a motivação para a prática de esportes.
De acordo com o servidor público, a relação com a atividade física sempre fez parte de sua rotina. Mas essa prática ganhou um novo sentido, quando Maria Luisa, resolveu fazer aulas de beach tennis. O irmão mais novo seguiu seu exemplo e iniciou também na atividade. Desde então, pai e filhos passaram a dividir o tempo e o espaço nos treinos, alternando entre a prática de musculação, fitplus e futvôlei.
“Eu faço musculação há muitos anos e sempre gostei de esportes. Hoje, toda nossa família frequenta a academia. Minha esposa faz musculação com a nossa filha, acompanhada por um personal. Compartilhar isso com meus filhos é algo que valorizo muito. A gente torce um pelo outro, se incentiva, e isso nos aproxima ainda mais. Nesse período de treino juntos, minha filha já competiu e ganhou no beach tennis, na categoria dela, e eu fico muito feliz com essas pequenas vitórias”, afirma Marco Aurélio.
Além da convivência, os treinos em família também trouxeram resultados físicos e emocionais. Marco Aurélio percebe mudanças na força e mobilidade, e os filhos também relatam benefícios físicos e mentais.
“Treinar com o meu pai é uma experiência maravilhosa. Compartilhamos momentos de diversão e descobrimos juntos novos esportes”, conta Maria Luisa. Já Bento destaca a motivação que vem do exemplo paterno. “Meu pai me incentiva e eu gosto muito de treinar com ele. Sinto que perdi peso, fiquei mais disposto e me divirto demais nos treinos”, afirma.
Para quem deseja ter a mesma experiência, o servidor público incentiva e deixa um recado. “Não perca tempo. Estar com os filhos, partilhar da companhia deles e ainda incentivá-los a uma rotina de saúde é um dos melhores legados que se pode deixar”, afirma.