PREFEITURA DO EUSÉBIO – HOME

São Silvestre e Terra da Luz: preparação para maratonas exige cuidado com saúde e preparação física

Fim do ano é um período de reflexão e de programar as metas para o ano novo, mas para os corredores e amantes de endorfina, também é uma época para realizar alguns feitos, como concluir maratonas e meias maratonas. No dia 14 de dezembro acontece a meia maratona oficial do Ceará, a Terra da Luz […]

4 de dezembro de 2025

Fim do ano é um período de reflexão e de programar as metas para o ano novo, mas para os corredores e amantes de endorfina, também é uma época para realizar alguns feitos, como concluir maratonas e meias maratonas. No dia 14 de dezembro acontece a meia maratona oficial do Ceará, a Terra da Luz e no último dia do ano, acontece a 100ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. Para concluir essas provas, o corredor precisa de todo um preparo físico e mental, sem esquecer da atenção à saúde, é o que reforça o médico do Esporte da Bodytech do Shopping Iguatemi, Abaeté Neto.

“Essas provas de longa distância exigem atenção à saúde cardiovascular, especialmente quando o treino se aproxima da fase final do ciclo. A corrida é um exercício que pode atingir níveis altos de intensidade e demanda avaliação prévia para identificar se o sistema cardiovascular do corredor está preparado para esse esforço”, explica.

Para o médico do Esporte, a orientação para quem quer começar a treinar para concluir uma prova como essa, inclui exames como teste ergométrico, eletrocardiograma, exames clínicos completos e análise de histórico familiar. Para corredores acima de 40 anos, Abaeté Neto destaca que a necessidade de monitoramento é ainda maior, principalmente para quem pretende participar de provas de longa duração, como meias maratonas e maratonas.

Quem fez toda essa preparação e cuidados com a saúde foi a consultora empresarial, Keyla Américo, 43, aluna da Bodytech do Shopping Iguatemi Bosque, que vai participar das duas provas (Terra da Luz e São Silvestre).

“Ainda não corri uma maratona completa. Tenho construído esse caminho com paciência, saúde e cabeça boa. Comecei a correr há apenas um ano e, desde então, venho evoluindo com constância, correndo os 5 km aos 10 km e depois aos 21 km, com estreia na Maratona do Rio em junho deste ano, que foi uma uma conquista inesquecível”, conta.

Keyla Américo explica que antes de começar os treinos, ela passou por uma série de exames e hoje conta com todo acompanhamento do médico Abaeté Neto, que orienta seu planejamento físico e recuperação e também de um cardiologista, além dos treinos semanais na Bodytech que são monitorados por um personal. “Meus treinos semanais são bem estruturados com sessões de corrida com foco em técnica, rodagens leves e um dia de ritmo. A natação virou aliada para manter o cardio sem impacto. Treino musculação cinco vezes por semana na Bodytech com meu personal Matheus Sousa. A estrutura da Bodytech e o suporte do Posto Avançado da TS Health dentro dela tornam a rotina mais prática e completa”, afirma.

A consultora empresarial reforça que essa parceria e acompanhamento lhe deram segurança para treinar e competir com tranquilidade. Para ela, correr a São Silvestre é como um fechamento de um ciclo, uma celebração de fim de ano. “Será um marco na minha evolução rumo ao sonho dos 42 km. Em dezembro, também encaro a 26ª edição da Volta da Pampulha (18 km que será dia 06 de dezembro) e a Terra da Luz fechando o ano com o coração cheio e as pernas firmes”, diz Keyla Américo.

Médico faz alerta aos corredores

O médico do Esporte, Abaeté Neto, alerta para sinais que indicam sobrecarga ou risco aos corredores, como fadiga persistente, dores musculares que não cedem, náuseas, vômitos, falta de motivação, dores no peito e falta de ar.

Segundo ele, registros recentes de óbitos em provas e treinos reforçam a importância de avaliações especializadas antes do início e durante a evolução da rotina de corrida. “Apesar dos benefícios da corrida, como melhora cardiovascular, controle glicêmico e aumento da longevidade, entre outros, a segurança do atleta, mesmo o amador, depende da combinação entre preparo físico e acompanhamento profissional”, explica.
De acordo com o profissional de educação física Matheus Souza, da Bodytech do Shopping Iguatemi Bosque, os treinos para corredores são divididos em etapas que se complementam ao longo do ano. “Dentro da academia, os corredores têm acesso a equipamentos e estrutura que permitem organizar sessões de força e corrida conforme o objetivo e a condição física de cada aluno, garantindo evolução progressiva até o dia da prova. É importante ter esse acompanhamento para mitigar qualquer risco à saúde”, finaliza.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: