Greenlife Julho 2022

Saiba o que é Esporotricose e como tratar

A doença causa feridas crostosas

27 de julho de 2022
Doença acomete mais os gatos, porém pode ser transmitida para humanos. (Foto: Canva Pro).

Doença acomete mais os gatos, porém pode ser transmitida para humanos. (Foto: Canva Pro).

A doença esporotricose é causada pelo fungo Sporothrix schenckii, fungo saprófita que habita a natureza estando presente no solo. A transmissão ocorre quando o homem ou o animal tem contato com o solo contaminado com o fungo. Animais contaminados também podem transmitir através de mordedura ou arranhadura. A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa.

> Corrida Pé na Carreira e “Chinela, menino!” acontece neste fim de semana

De acordo com Ana Caroline Ciríaco, coordenadora do Centro de Medicina Veterinária do Centro Universitário Fametro (Unifametro) reforça que a doença costuma acometer muito mais os gatos.

“Geralmente, a doença se manifesta no homem por lesões ulcerativas na pele, que podem ser identificadas comumente nos membros, principalmente braços, de difícil cicatrização. Já nos animais as lesões iniciam na cabeça e podem se espalhar por todo o corpo. São feridas crostosas de difícil cicatrização, que geralmente não respondem a tratamento com antibióticos e costumam evoluir rapidamente”, esclarece Ana Caroline.

> Conjuntivites virais podem aumentar na temporada dos ventos

O diagnóstico em humanos e animais é realizado por meio da colheita de amostras da lesão e exames laboratoriais. Para fazer o diagnóstico da esporotricose animal, um médico veterinário deve ser consultado.

“Indivíduos com ocupações de risco para a doença (jardineiros, agricultores, veterinários e tratadores de animais) devem usar luvas e máscaras e procurar assistência médica caso apareçam feridas na pele”, recomenda a especialista.

Apesar de incômoda, a esporotricose tem tratamento e cura tanto em animais quanto em humanos, não sendo considerada grave.

O Centro de Medicina Veterinária Unifametro realiza atendimentos clínicos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, de forma agendada. Além de consultas clínicas, a unidade oferece também serviço de vacinação, aplicação de nanochip, exames complementares em geral, exames de imagem (raio-x, eletrocardiograma, ultrassonografia) e procedimentos cirúrgicos eletivos, como castrações.

Serviço

Centro de Medicina Veterinária Unifametro
Endereço: Rua Liberato Barroso, nº 1391 – Jacarecanga
Dias de atendimentos: segunda à sexta-feira
Horário: 8h às 17h




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: