A rinoplastia é a cirurgia que visa corrigir a forma do nariz. Já a septoplastia corrige o desvio de septo, uma condição que impede a passagem adequada do ar pelas narinas.
O especialista em rinoplastia, Dr. Jamisson Melo, membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), explica que, embora sejam procedimentos distintos, a rinoplastia e a septoplastia podem ser realizadas juntas.
> Shopping promove programação especial em celebração ao Dia Mundial da Saúde
Essa combinação, conhecida como rinosseptoplastia, oferece diversos benefícios aos pacientes, tais como:
Menor tempo de recuperação: o paciente se recupera de uma só cirurgia, reduzindo o tempo de inchaço e os cuidados pós-operatórios;
Menor custo: pois há apenas uma anestesia e uma equipe médica envolvida;
Melhores resultados estéticos: o enxerto de cartilagem, retirado do septo nasal durante a septoplastia, pode ser utilizado para melhorar a estética do nariz na rinoplastia. Dessa forma, conseguimos melhores resultados.
> O que você precisa saber sobre métodos contraceptivos na menopausa e climatério
Resolução completa dos problemas respiratórios: a rinosseptoplastia resolve tanto os problemas estéticos quanto os funcionais do nariz, proporcionando ao paciente uma melhor qualidade de vida com uma visão 360 graus do nariz .
“Ao combinar os dois procedimentos, podemos oferecer ao paciente uma solução completa para os problemas estéticos e funcionais do nariz”, explica o profissional.
De acordo com o Dr. Jamisson, a rinosseptoplastia é indicada para pacientes que apresentam desvio de septo nasal, dificuldade para respirar pelas narinas e insatisfação com a aparência do nariz. O profissional alerta, que a rinosseptoplastia é uma cirurgia complexa e deve ser realizada por um cirurgião experiente e qualificado.