Rendimento escolar. Uma preocupação constante dos pais é o desempenho dos filhos na escola. É comum que tenham cobranças com notas e comportamento. No entanto, é necessário saber como lidar com isso corretamente para não atrapalhar ao invés de ajudar.
Segundo a psicóloga e especialista em intervenção sistêmica familiar, Déborha Coelho, é necessário que exista uma base familiar complementar à escolarização. “Educação é um termo bem amplo e vai para além da escola. Dentro da educação os pais passam valores, hierarquias e limites para os filhos. Tudo isso você repassa por meio de uma rotina organizada, estabelecendo regras”, afirma.
Comportamento
A atenção para a conduta da criança deve ser observada dentro e fora da escola. “A parceria entre pais, escola e criança ou adolescente é fundamental. É necessário que exista muito diálogo. É por meio dessa troca de informações que muitas vezes as questões cognitivas e os transtornos são mais comumente observáveis na escola. As crianças precisam desse acompanhamento, ainda que a autonomia seja estimulada”, explica Déborha.
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Para aumentar a concentração
Algumas medidas simples podem ajudar a criança a se concentrar melhor nas aulas. “Além da rotina bem estabelecida, é importante estar atento ao ambiente de estudo. É importante ter um espaço separado para dormir e outro para estudar, mesmo que sejam no mesmo cômodo. Principalmente quando se trata de crianças mais novas, o ambiente de estudo não deve ter muito estímulo visual, devem ser mais limpos. Isso ajuda na concentração”, indica a psicóloga.
Déborha alerta ainda para o controle da tecnologia na vida das crianças. “Outra questão muito importante é o celular. A internet pode agregar bastante, mas pode dificultar o processo de aprendizado quando usada em exagero e sem supervisão”.
Sem pressão!
É possível cobrar boas notas de uma forma saudável. “Os bons resultados escolares são reflexo de uma rotina de estudos bem estabelecida. A partir do momento que exista isso, consequentemente não será necessária pressão”, aponta a psicóloga.