Muitas pessoas já ouviram falar nessa “lenda” de que os bebês nascem sem enxergar. Você também já ouviu? O fato de não conseguirmos lembrar da época do nosso nascimento faz surgir alguns questionamentos comuns, outros nem tanto, mas a curiosidade é característica de grande parte de nós, seres humanos e até aí, tudo bem. O que acontece é que, com esses questionamentos, muita coisa acaba sendo dita e repetida sem conhecimento, e é aí que começam a surgir os boatos e os mitos sobre essa fase das nossas vidas.
Fomos atrás de quem realmente entende do assunto para descobrir a verdade sobre essa história de o recém-nascido não enxergar. A resposta? É mito! O Dr. Nicanor Gurgel Filho, pediatra de Fortaleza, esclareceu pra gente que o bebê começa a perceber a luz ainda dentro do útero, entre o sexto e o sétimo mês de gestação, quando as pálpebras ganham movimento. Quando o bebê nasce ele possui, naturalmente, muita sensibilidade nos olhinhos e minutos após o nascimento os fecha rapidamente em caso de luminosidade excessiva. Dr. Nicanor explica que, nessa fase, a criança só consegue enxergar aquilo que a rodeia bem de perto – entre 15 e 14cm -, na forma de vultos enevoados, sem detalhes ou profundidade, e apenas distinguem algumas cores, principalmente os tons fortes e contrastantes, por causa da imaturidade anatômica e funcional da criança.
“É no segundo e terceiro mês de vida, que o alcance de visão do bebê aumenta para cerca de 50cm, passando a focar objetos e diferenciar bem as cores, passando a ver imagens tridimensionais e seguindo objetos ou pessoas”, afirma o especialista. No quarto mês o bebê já consegue fazer o reconhecimento daqueles que lhe são mais comuns. As conexões da retina com as regiões do cérebro que recebe os impulsos da visão só ficam maduras por volta dos seis meses de idade, quando no bebê começa a enxergar praticamente como um adulto. Entretanto, o pediatra conclui que “a função visual completa só estará madura por volta dos seis ou sete anos de idade”.
Conclusão: não acredite em tudo que você ouve por aí. Confie suas dúvidas a um especialista ou, para facilitar ainda mais, mande suas dúvidas pra gente que a gente vai atrás dos melhores profissionais para esclarecê-las.
Dr. Nicanor Gurgel Filho
Pediatra
Serviço:
Clínica Integrada Cearense
Av. Rui Barbosa, 1911