Passe Livre – SEGOV – PMF NOVEMBRO 2024

Procrastinação pode ser um sinal de problemas

Psicológicos ou fisiológicos

14 de outubro de 2016
Procrastinação

A procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos.

Se existisse um país que abrigasse pessoas experts em adiar tarefas, ele seria o mais populoso do mundo. Embora a procrastinação seja considerada um hábito do ser humano, ela pode se tornar um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos. Se você é um procrastinador em potencial, cuidado! Você pode estar acarretando prejuízos emocionais, profissionais e até mesmo fisiológicos. Vamos conversar sobre isso?

 

Procrastinação: entendendo o caso

 

As atitudes (ou a falta delas), as prioridades que você determina na sua vida e relação que temos com o meio que nos rodeia, são fatores que podem favorecer o surgimento e manutenção do ato de adiar tarefas. De acordo com a psicóloga Márcia Helena, de Fortaleza, muitas vezes há a vontade de fazer, mas essa vontade nem sempre é genuína. Porém, uma ideia muito difundida é que ao realizar algo, temos que colocar nesse resultado o grau máximo de perfeição. Isso pode acarretar o adiamento da atividade por se acreditar que não será capaz de realizar ou por ficar planejando infinitas maneiras de que tudo saia perfeito.

> Obsessão por dentes brancos pode ser doença
> Profissionais da saúde são premiados em Fortaleza
> Depois de sofrer bullying e chegar aos 106kg Isabelle é exemplo de determinação

Para ela, outro grande fator que favorece a procrastinação é o uso das redes sociais e mídias digitais. “Apesar de ser um ótimo instrumento profissional e pessoal, é um mundo fascinante. As atualizações constantes que, se não forem acessadas, fazem com que nos vejamos desconhecedores dos últimos fatos; as respostas que devem ser dadas logo após a visualização em determinado canal de comunicação, tudo isso consome tempo do nosso dia que, quando somados, refletem em horas desperdiçadas e que poderiam ser dedicadas a outras atividades importantes”, conclui.

 

Procrastinação X Saúde

 

O sujeito procrastinador tende a ser menos saudável, por estar sempre colocando outras prioridades à frente da ida ao nutricionista ou psicólogo, da caminhada, da matrícula na academia ou da consulta médica. Desse modo, podemos pensar que, a cronicidade desse modo de funcionar pode acarretar danos a saúde física e mental, trazendo a intensificação de sentimentos de ansiedade, baixa autoestima, desânimo, frustração, insegurança e instabilidade emocional.

 

Palavra da especialista

 

“O que leva às pessoas a sempre deixar para depois aquilo que vai reverter em benefício para seu organismo, não só fisiologicamente como também emocionalmente? Porque se torna um desafio incluir os cuidados com a nossa saúde na nossa rotina? Um dado importante é entender como o procrastinador olha para essa situação, como olha para ele mesmo e de que forma olha para essas atividades. O papel de reversão dessa situação não compete muitas vezes apenas ao procrastinador, embora sua ação seja um das respostas principais, mas os profissionais que estão envolvidos nessa realidade, terem um olhar e escuta apurado e acolhedor, pois é nessa parceria que esse indivíduo poderá mudar seu ponto de vista sobre o adiamento de tudo isso. Se você tem a necessidade mas não consegue sozinho, procurar o auxílio profissional é uma excelente alternativa”

 

Serviço

 

Márcia Nogueira
Psicóloga
(85) 99902.8652 | 98184.1318




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: