Casa Civil de Janeiro/21

Posição correta ao dormir evita dores nas costas

Escolha do colchão e do travesseiro é de primordial importância para a saúde da coluna

13 de janeiro de 2022

Uma boa noite de sono é muito importante para a saúde. Evite dormir em posições inadequadas, pois isso pode ocasionar desconforto, dores nas costas, pescoço e até futuros problemas na coluna. O ortopedista Leonardo Drumond explica que a postura ao dormir e o tipo de colchão e travesseiros usados influenciam a saúde da coluna.

“Estudos afirmam que passamos um terço da vida dormindo. Geralmente, uma boa noite de sono dura, em média, de seis a oito horas, um tempo considerável onde a posição de dormir precisa ser a mais adequada possível para não sobrecarregar por muito tempo as articulações e a coluna”, explica.

> Simple Organic Fortaleza promove “Spa Day” gratuito no Dia do esteticista 

Colchão e travesseiro

O especialista orienta que “o colchão para evitar dor nas costas não deve ser nem muito duro e nem muito macio, pois o mais importante é que se consiga manter a coluna alinhada durante todo o sono”.

Já o travesseiro precisa adaptar-se à cabeça. Nem muito alto nem muito baixo. Os travesseiros ortopédicos são ótimas opções pois possuem uma pequena curvatura que serve, justamente, para apoiar bem o pescoço evitando que a coluna se curve.

Postura certa : o ortopedista recomenda deitar na cama de lado de forma que o corpo fique alinhado. É ideal usar um travesseiro entre os joelhos e outro apoiado na cabeça, que não deve nem ser muito alto e nem muito baixo.

> Nota técnica da Saúde do Ceará detalha vacinação em crianças de 5 a 11 anos

Postura

Caso prefira dormir de barriga para cima, o ideal é colocar uma almofada embaixo dos joelhos para facilitar o alinhamento dos quadris, com o objetivo de relaxar a musculatura e diminuir a tensão sobre as vértebras e o impacto na coluna lombar. “Na cabeça recomendo usar um travesseiro baixo para não forçar muito o pescoço”, reforça o médico.

Segundo o especialista, a posição de bruços é a menos aconselhada e afirma que, caso a pessoa já sinta dores na coluna, a postura vai afetar ainda mais o problema. “Dormir de barriga para baixo faz mal, pois o pescoço e a coluna lombar não ficam em uma posição neutra e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões”, afirma.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: