Campanha “Passe Livre Estudantil” – Prefeitura de Fortaleza PMF

Postura ao dormir é fundamental para evitar lesões ou síndromes

Confira dicas para garantir um bom sono

29 de abril de 2024

O sono desempenha um papel crucial na qualidade de vida. Do ponto de vista postural, manter hábitos saudáveis de sono ajuda a prevenir lesões e síndromes. A privação de sono pode aumentar o risco de acidentes e prejudicar o sistema imunológico.

Além disso, distúrbios do sono, como a apneia, podem levar a complicações cardiovasculares e metabólicas. Neste sentido, a Terapia Ocupacional (TO) pode ser benéfica em diversos aspectos.

> Especialista reforça cuidados essenciais no pós-operatório

Cada pessoa tem uma posição preferida, que considera a mais confortável, para dormir. Nem sempre, porém, ela é a mais aquedada. “A posição ideal para dormir é a de lado, especialmente com os joelhos dobrados, por conta de vários benefícios, como alívio da pressão nas costas, redução do refluxo ácido e melhora da respiração”, avalia a terapeuta ocupacional Syomara Cristina.

> Agência Nacional de Vigilância Sanitária publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

“A TO ajuda na criação de rotinas diárias consistentes, incluindo horários de sono regulares, para promover um ciclo saudável de vigília-sono. Além disso, ensinamos técnicas de relaxamento, como respiração profunda e meditação, que ajudam a reduzir o estresse e preparam o corpo e a mente para o sono”.

“Na avaliação, o terapeuta ocupacional pode ajudar nestas escolhas, que vão contribuir com uma rotina noturna muito melhor para o paciente”, orienta Syomara.

Confira dicas para garantir um bom sono:

– estabeleça horários regulares para dormir e acordar, criando uma rotina que ajude a regular o relógio biológico;

– garanta que o ambiente de sono seja confortável;

– evite dispositivos eletrônicos e luz intensa pelo menos uma hora antes de dormir, pois podem interferir na produção de melatonina, hormônio relacionado ao sono;

– mantenha uma rotina de exercícios regular;

– identifique e gerencie fatores estressores na vida diária, usando estratégias para lidar com preocupações antes de dormir.

– reduza a ingestão de cafeína e nicotina, além de evitar refeições pesadas antes de dormir.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: