R2 produtora abril 2021

Pilates além do mito: a prática é indicada para todos os públicos e promove impactos até na saúde mental

O Pilates é visto por muitos como uma prática voltada à melhor idade ou, então, que se resume apenas a alongamentos. A modalidade, na verdade, é indicada para todos os públicos e trabalha força, mobilidade, respiração, equilíbrio e consciência corporal. Na Bodytech do Shopping Iguatemi Bosque, as aulas utilizam o peso do próprio corpo ou […]

4 de julho de 2025

O Pilates é visto por muitos como uma prática voltada à melhor idade ou, então, que se resume apenas a alongamentos. A modalidade, na verdade, é indicada para todos os públicos e trabalha força, mobilidade, respiração, equilíbrio e consciência corporal.

Na Bodytech do Shopping Iguatemi Bosque, as aulas utilizam o peso do próprio corpo ou acessórios simples, como colchonetes, e caneleiras em exercícios mais elaborados. Para a professora de Pilates da Bodytech, Eva Sombra, a prática da modalidade atua diretamente no bem-estar do aluno, independente da idade, promovendo impactos também na saúde mental.

“O Pilates é uma prática de ‘body and mind’, ou seja, corpo e mente. Com isso, contribui para a redução de sintomas como estresse e ansiedade e favorece o desenvolvimento da atenção plena”, afirma.

A professora da Bodytech apresenta algumas curiosidades sobre a modalidade:

1. Não é só alongamento, é força e controle
Segundo Eva Sombra, o Pilates desenvolve força muscular, estabilidade das articulações e ativa o core, centro de força do corpo. Os movimentos são feitos com controle e atenção à respiração, o que aumenta a consciência corporal e melhora a qualidade dos exercícios.

2. Pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer idade
Apesar de ainda ser associado ao público idoso, o Pilates é recomendado para todas as faixas etárias. Não existe limite de idade, diz a professora da Bodytech. Os exercícios podem ser adaptados para iniciantes, intermediários e avançados. É uma boa opção, inclusive, para quem quer fortalecer os músculos e depois transitar para outras modalidades, como a musculação.

3. Ajuda a aliviar dores e prevenir lesões
A prática regular pode aliviar dores relacionadas à má postura e ao sedentarismo. De acordo com Eva Sombra, muitos alunos relatam melhora no equilíbrio, na mobilidade e na autonomia nas atividades do dia a dia. É uma prática que também contribui no controle de condições como osteoporose e artrose.

4. Não necessariamente exige o uso de aparelhos
O Pilates solo é uma modalidade caracterizada pela utilização do próprio corpo na realização dos exercícios. Mas também é possível utilizar equipamentos para a execução dos movimentos. Para controlar a intensidade e a velocidade, utiliza-se molas com nível de intensidade diferentes. O Pilates solo foi a primeira sequência que Joseph Pilates criou. Foram 34 exercícios do Mat Pilates sequenciados e, a partir deles, foram criados os exercícios com equipamentos. A diferença entre os dois é que, na maioria dos exercícios nos aparelhos, a mola vai ajudar, porque é muito mais difícil trabalhar com o peso do próprio corpo. No solo, precisa de mais concentração, controle e precisão.

As aulas de Pilates solo na Bodytech do Shopping Iguatemi Bosque são oferecidas em diferentes dias e horários, com turmas reduzidas e acompanhamento individualizado por profissionais qualificados.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: