Diante dos índices alarmantes de obesidade no Ceará, a Assembleia Legislativa do Estado realiza, no próximo dia 30 de abril, uma audiência pública para discutir a situação da doença e os caminhos para o enfrentamento da condição crônica. A iniciativa é de autoria do presidente da Comissão de Previdência Social e Saúde, deputado Alysson Aguiar, a partir de solicitação do cirurgião bariátrico Dr. Paulo Campelo, que é presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) – Capítulo Ceará.
A audiência está marcada para às 15h, nos auditórios Deputados Manoel Castro e Castelo de Castro, localizados no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará.
De acordo com dados do Vigitel 2023, pesquisa do Ministério da Saúde, 56% da população adulta cearense apresenta excesso de peso, e 22% já têm obesidade. Os números preocupam e, segundo o presidente da SBCBM no Ceará, Dr. Paulo Campelo, superam médias históricas e exigem atenção imediata do poder público.
Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica e epidêmica, a obesidade está associada a diversas comorbidades, como hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, além de impactar a qualidade de vida e gerar sobrecarga ao sistema de saúde.
“O enfrentamento da obesidade exige a implantação de programas estruturados e contínuos, com foco em educação alimentar, estímulo à atividade física e acesso a tratamentos especializados, incluindo a cirurgia bariátrica quando indicada”, explica o Dr. Paulo Campelo. Segundo ele, a audiência pretende ser um espaço de escuta, debate e construção de políticas públicas eficazes que priorizem a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento da obesidade no Ceará.
Serviço
Audiência Pública “Obesidade no Estado do Ceará
Local: Assembleia Legislativa do Ceará – Auditórios Deputados Manoel Castro e Castelo de Castro (Complexo de Comissões Técnicas)
Data: 30 de abril
Horário: 15h