Leonardo Timbó, 22, já não aguentava mais a obesidade. Os problemas de saúde eram constantes e a baixa auto-estima atrapalhava o rapaz. A decisão de fazer a cirurgia bariátrica sempre foi uma atitude desencorajada pelos pais, que temiam o aparecimento de novos problemas.
“Eu não comia muita porcaria. Gostava mesmo era de comida de panela: arroz, feijão e carne”, afirma. Em casa não faltavam exemplos: a mãe fazia dieta desde os 15 anos. Na geladeira também não faltavam alimentos saudáveis, mas nada disso encorajava o rapaz.
Até que Leonardo não pôde mais esperar. O diabetes subiu absurdamente para 600, seis vezes mais que o normal. O jovem teve que emagrecer 20kg antes de fazer a cirurgia. “Eu queria mudar de vida, ter novas experiências”, afirma. Ver o novo corpo no espelho foi uma satisfação inexplicável: ele passou dos 160kg para os 82.
E não é porque chegou ao corpo que queria que a busca por resultados parou. Começou fazendo corrida de rua e jogando futebol. Também entrou na academia para definir os músculos. Hoje Leonardo vive uma outra vida. É disciplinado nos treinos e mudou completamente a alimentação: integrais, verduras e menores porções.
Os objetivos agora giram em torno de perder mais peso e posteriormente ganhar músculos. Como mensagem de superação aos que ainda não conseguiram dar a passada inicial, o estudante afirma ser a força de vontade a chave da mudança. “O impossível não existe. É simplesmente um sentimento que nós criamos. O caminho não é fácil, mas o resultado é muito bom. O que eu fiz foi contar com o apoio da família e dos amigos e pegar os comentários negativos como motivação”, conclui.