Quem precisa perder ou ganhar peso deve fazer acompanhamento especializado. Atualmente, no Brasil, dois profissionais da saúde estão capacitados para atender pacientes que sofrem de desequilíbrios nutricionais: o nutricionista e o nutrólogo. Mas quando procurar cada um deles? Você sabe a diferença entre um nutrólogo e um nutricionista? Sabe em quais situações cada um atua? Não?! Então continua essa leitura que a gente vai te explicar direitinho!
A maior diferença entre o nutrólogo e o nutricionista está em sua formação acadêmica. O profissional de nutrologia é aquele formado em medicina e com especialização na área de nutrição. Essa formação possibilita, além do diagnóstico das deficiências e excessos no organismo, receitar remédios. Por sua vez, o nutricionista é o profissional formado em nutrição, que também faz a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças ligadas ao comportamento alimentar. O nutricionista não receita medicamentos, mas é dele a função de prescrição dietética, ou seja, montar os cardápios corretos para cada metabolismo. Os dois profissionais devem ter uma atuação complementar. Dessa forma os resultados buscados pelo paciente serão obtidos de forma mais rápida e segura.
Quando procurar um nutrólogo:
– Para diagnosticar doenças nutricionais e a realização de exames e diagnósticos;
– Para identificar erros e hábitos alimentares inadequados;
– Para esclarecer que doenças nutricionais podem ocasionar outras doenças, como por exemplo, anemia, hipertensão arterial, diabetes mellitus, anorexia nervosa e osteoporose;
– Para esclarecer quais são as substancias benéficas e maléficas nos alimentos e como utilizá-los para viver mais e melhor;
– Ele pode propor uma mudança de hábitos de vida e de hábitos dietéticos que possa prevenir doenças;
– Para fazer um acompanhamento sistemático do estado nutricional e check-ups nutrológicos;
– Para propor uma reeducação alimentar adequada;
– Quando necessitar de uma alimentação adequada na gravidez;
– Quando necessitar de controle da dislipidemia (distúrbio do colesterol).
Quando procurar um nutricionista:
– Planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição;
– Planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos;
– Assistência e educação nutricional e coletividades ou indivíduos;
– Assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.
– Elaboração de informes técnico-científicos;
– Gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios;
– Prescrição de suplementos nutricionais, necessários à complementação da dieta;
– Solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico.