Neste sábado (14) é o Dia Mundial do Diabetes, data em que se reitera a sensibilização através de campanhas de divulgação acerca da doença. Hoje, a equipe Saúde Fortaleza te apresenta uma nova alternativa nutricional que, além de ser uma ótima aliada no combate ao diabetes, também auxilia no controle de pressão, doenças cardíacas e atua até mesmo na melhora da fertilidade: a moringa oleifera.
Segundo a pesquisa desenvolvida pela nutricionista Raquel Pessoa, de Fortaleza, membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), a moringa é um vegetal rico em aminoácidos e contém nutracêuticos importantes para ajudar no tratamento da diabetes e hipertensão arterial. “Ela tem ação antiinflamatória, diurética, antidiarréica, antiúlcera e melhora as taxas de gordura no organismo”, afirma.
Nutrientes
De acordo com a pesquisa, em uma grama do vegetal é possível encontrar a mesma quantidade de vitamina C contidas em um suco
de 7 laranjas. E mais: uma grama da moringa equivale a 4 copos de leite, com relação ao cálcio; 4 cenouras, quando se fala em vitamina A, e 3 bananas em nível de potássio!
“As folhinhas podem ser consumidas junto com a salada, no suco verde e tem também a opção de fazer o chá com as folhas desidratadas”, recomenda Raquel.
Plante em casa
De acordo com a nutricionista, o vegetal é de fácil plantio, resistente à seca, pragas e outras doenças. A novidade ainda pode trazer dificuldade quanto ao acesso em Fortaleza, mas Raquel tem facilitado a procura. “Estou há algum tempo estimulando na alimentação dos meus pacientes um cardápio mais sustentável, ou seja, tentando usar mais aquilo que se pode colher em casa. Por isso, estou recomendando a todos os meus pacientes a terem uma hortinha em casa. No final das minhas consultas tenho feito doações das sementes da moringa”, conta.
Colaboração
Nutricionista Raquel Pessoa
Consultório Pátio Dom Luis, 1200. Torre I – sala 606
Contatos: (85) 3067.4741 | 98733.1076