PREFEITURA DO EUSÉBIO – HOME

Hormônio do estresse: como o cortisol influencia a saúde física e mental

Voltar a rotina no início de um novo ano é, para muitos, desafiador. Após alguns dias de descanso, o corpo demora um pouco para voltar a sua força habitual para enfrentar a rotina de atividades. Porém, e se essa demora a retornar ao “normal” for algo mais complexo? Muitas vezes é necessária uma investigação mais […]

16 de janeiro de 2026

Voltar a rotina no início de um novo ano é, para muitos, desafiador. Após alguns dias de descanso, o corpo demora um pouco para voltar a sua força habitual para enfrentar a rotina de atividades. Porém, e se essa demora a retornar ao “normal” for algo mais complexo? Muitas vezes é necessária uma investigação mais profunda.

Conforme o clínico geral do laboratório Mais Lab, unidade de atendimento laboratorial do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Dr. Rômulo Viana, tirar um tempo neste início de ano para um check-up é fundamental para entender como está o funcionamento corporal interno. Um dos hormônios que deve ter uma atenção é o cortisol.

“O cortisol é um hormônio essencial na resposta do estresse, regulação do metabolismo e sistema imunológico, além de controle de inflamações. Os hormônios são substâncias químicas que coordenam diferentes funções no corpo, enviando mensagem que sinalizam o que o corpo deve fazer e quando fazer”, explica o médico.

Sintomas

Os níveis de cortisol variam ao longo do dia, porém, quando a concentração dessa substância está alta ou baixa, pode acarretar diversas consequências no corpo humano.

Quando o hormônio está baixo, denomina-se hipocortisolemia ou hipocortisolismo. A produção baixa pode causar uma condição conhecida como insuficiência adrenal. Os principais sintomas são: fadiga crônica, perda de peso e apetite, hipotensão arterial (pressão baixa), hipoglicemia (baixo açúcar no sangue), desidratação, dores musculares, entre outras.

Quando o hormônio está baixo, denomina-se hipocortisolemia ou hipocortisolismo. A produção baixa pode causar uma condição conhecida como insuficiência adrenal. Os principais sintomas são: fadiga crônica, perda de peso e apetite, hipotensão arterial (pressão baixa), hipoglicemia (baixo açúcar no sangue), desidratação, dores musculares, entre outras.

O excesso de cortisol, também conhecido como hipercortisolema ou hipocortisolismo, pode ser uma indicação de tumores, como, por exemplo, os adrenais e os hipofisários. Os sintomas mais comuns são: obesidade, face arrendondada, fraqueza muscular, hipertensão arterial (pressão alta), hiperglicemia (alto açúcar no sangue), osteoporose, estrias arroxeadas, diabetes tipo 2, aumento do risco de infecções.

Saúde mental

Além dos sintomas físicos, o cortisol ainda afeta a função cognitiva e o humor. “ O cérebro é altamente sensível às flutuações do cortisol. Níveis elevados do hormônio ao longo do tempo afetam a estrutura e a função das redes neurais. Os sintomas mais comuns estão associados a problemas como ansiedade, depressão e dificuldade de concentração”, explica.

Diagnóstico

O diagnóstico para o desbalanços nos níveis de cortisol é feito de forma simples com exames laboratoriais. O Mais Lab oferece exames completos com preços acessíveis que cabe no bolso. Nos serviços, o laboratório oferece pacotes especiais com exames voltados para feminino; infantil; masculino; check Up Mais Saúde e check Up Completo.

O Mais Lab ainda conta com o convênio para os servidores do Estado do Ceará. A iniciativa oferece a realização de exames laboratoriais com qualidade e segurança. Para usufruir da oportunidade, basta apresentar a seguinte documentação:

  • Cartão Saúde ISSEC válido e atualizado;

  • RG (carteira de identidade) ou outro documento oficial com foto;

  • Guia de serviço preenchida e assinada pelo médico solicitante, com carimbo obrigatório.

Para mais informações, entre em contato com pelo WhatsApp 85 98638-9780 ou confira todos os serviços ofertados pelo Mais Lab no site oficial https://www.laboratoriomaislab.com.br/index.php

Sobre o Mais Lab

O Mais Lab nasceu para facilitar o acesso aos exames laboratoriais. O laboratório é uma filial do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Organização Social de Saúde atuante no estado do Ceará há mais de 20 anos.

A missão é ofertar para as famílias cearenses mais de 700 tipos de exames de análises clínicas e patologia clínica com excelência e preço justo.

Serviço

Endereço: Rua. Pe. Pedro de Alencar, 1791, Pátio Messejana, Messejana, Fortaleza / Ce

Funcionamento: 06h às 11h (segunda a sexta-feira | 06h às 10h (sábados)

Atendimento: 85 98638-9780 (WhatsApp)

Siga nas redes sociais: @maislaboficial




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: