Não é raro ouvirmos pessoas que estão acima do peso falarem que a briga com a balança se dá pelo fato de sofrerem de hipotireoidismo. Anos atrás o próprio Ronaldo Fenômeno, jogador de futebol e queridíssimo por todo país, afirmou que estava muito acima do peso, comprometendo seu desemprenho.
Quando se aposentou, declarou que os quilinhos a mais estavam lá por causa do hipotireoidismo. Mas, será que todas as pessoas que sofrem deste distúrbio estão fadadas a viverem acima do peso?
Para começar, precisamos entender do que estamos falando, certo? Pois bem, o hipotireoidismo é uma falha no funcionamento normal da glândula da tireóide, em que ocorre diminuição da produção dos hormônios T3 e T4. “Uma analogia de fácil entendimento é da glândula tireoidiana funcionar como ‘bateria’ do corpo humano, responsável pelas reações químicas que ocorrem em nosso organismo, o hipotireoidismo é o ‘descarregamento’ da bateria”, explica Dr. Marcelo Hissa, endocrinologista de Fortaleza.
Assim vai ficando mais fácil entender, né? O especialista esclarece também que qualquer pessoa pode desenvolver essa doença, contudo, os grupos de maior risco são pacientes mulheres, pessoas com outras doenças auto-imunes, pacientes com nódulos na tireóide e pacientes com história de doença de tireóide na família.
A alimentação pode ser uma aliada nos casos de hipotireoidismo que, infelizmente, não permite muito quando se trata de prevenção. “Por ser, na maioria das vezes, uma doença auto-imune, não há muitas coisas que podem ser feitas para evitá-la, mas a alimentação com níveis de iodo adequado podem ajudar, contudo nada de exagerar para não causar hipertireoidismo”, afirma o especialista.
O hipotireoidismo é uma disfunção que deve ser tratada continuamente, pois não possui cura. No entanto, o tratamento com o hormônio em falta, que controla a doença e impede quaisquer manifestações clínicas, não impede que o paciente viva normalmente.
Para o médico, o hipotireoidismo é, muitas vezes, usado como desculpa para o excesso de peso. “Entretanto, apesar de causar um discreto aumento de peso (muito mais por retenção de líquido), o hipotireoidismo raramente leva a ganho de peso maior que 5kgs”, esclarece.
Ou seja, sem desculpas, né gente? Ah, para descobrir se há alguma disfunção com a sua tireóide um simples exame de sangue te dá o resultado. E, caso tudo esteja normal, o tratamento é fechar a boca mesmo.
Dr. Marcelo Hissa
Endocrinologista
Serviço:
Marcelo Hissa Endocrinologia
Rua República do Líbano, 647
Contato: 3242.8825