Banner SESI 2024

Hábitos ruins que causam prisão de ventre

Saiba o que pode afetar o funcionamento do seu intestino

26 de janeiro de 2018
prisão de ventre

Saiba como evitar hábitos que estimulam a prisão de ventre.

Constipação, intestino preso ou prisão de ventre é a constante dificuldade para evacuar. É considerado um caso de constipação quando a evacuação ocorre uma ou duas vezes por semana. É mais comum nas mulheres, principalmente durante a gravidez, em crianças e em idosos.

> Como manter a dieta durante o Carnaval
> Overtraining: os efeitos do excesso de treino para a saúde
> Cirurgia plástica: a importância dos cuidados no pré e pós-operatório
> Cuidado! Sua tapioca pode acabar com sua dieta

Conheça os hábitos errados que prejudicam o bom funcionamento do intestino e como melhorar a situação:

Causas Comuns

Dieta pobre em fibras

As fibras dissolvem-se na água tornando-se macias e pastosas, ajudam a compor o bolo fecal e retêm mais água. Sem elas, as fezes ficam duras e secas. Alimentos como verduras, frutas, aveia, linhaça, chia, oleaginosas e alimentos ricos em gordura (como óleo de coco e abacate) ajudam. Evite alimentos processados, empanados e fritos, fast food e comida com açúcar e farinha refinada.

Pouca ingestão de líquidos

Os líquidos adicionam água ao intestino e incrementam o bolo fecal, facilitando os movimentos peristálticos, responsáveis por conduzir as fezes até a saída. É recomendado beber aproximadamente dois litros de água por dia, se não houver contraindicação médica. Atenção: bebidas alcoólicas e com cafeína têm efeito desidratante.

Sedentarismo

Sedentarismo, assim como o hábito de passar muito tempo sentado, pode alterar e piorar o funcionamento do intestino. Portanto, pratique atividades físicas.

Não atender à urgência para evacuar

Ignorar a vontade de evacuar faz com que o movimento do intestino fique mais lento. A ida ao banheiro deve ser estimulada mesmo fora de casa.

Estresse, depressão e ansiedade

Tente administrar as situações de estresse e as crises de ansiedade. Se precisar de ajuda, procure ajuda de um profissional. As emoções podem ter influência sobre o funcionamento dos intestinos.

Atenção: Procure assistência médica se notar mudanças significativas nos hábitos intestinais. Não deixe de ir ao médico se as fezes estiverem muito ressecadas ou muito finas e se houver sinais de sangramento.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: