A rotina agitada de uma boa parte das pessoas inclui muitas horas no trabalho e por conta dos esforços repetitivos ou má postura, isso pode trazer prejuízos à saúde e resultar em baixa produtividade. Para evitar esses problemas e ter uma ambiente de trabalho mais produtivo, a implantação da ginástica laboral é indicada. A prática dessa atividade tem como principal objetivo prevenir lesões musculares e doenças relacionadas às atividades laborais, além de incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas.
De acordo com o personal Márcio Eudes Nascimento da assessoria esportiva Treino Life, a ginástica laboral é excelente para prevenir lesões por esforço repetitivo (LER), comuns em funcionários que trabalham digitando ou fazendo o mesmo trabalho manual por várias horas ao dia, e problemas de postura.
Em Fortaleza, de acordo com o personal, muitas empresas já se atentaram para os benefícios da ginástica laboral e já incluiram a atividade pelo menos 2 vezes na semana na rotina dos seus funcionários. “Os funcionários esperam por esse momento. É um momento de quebra da rotina e de alívio do stress também”, afirma Márcio. O personal enfatiza que a prática melhora a qualidade de vida, diminui as faltas no trabalho devido ao trabalho preventivo e manutenção da saúde dos funcionários.
Como é feita
A ginástica laboral pode ser feita de maneira simples. Antes de tudo é feito um alongamento. Depois o profissional orienta os exercícios que devem ser feitos em dupla. Objetos simples, como um balão, podem ser usados para relaxar a musculatura dos braços e mãos. Assim como uma simples bolinha de tênis pode ser pressionada e manipulada em pontos específicos do corpo para ajudar na liberação da tensão. O profissional recomenda exercícios da panturrilha, que podem ser feitos em qualquer lugar, e exercícios com os braços.
A ginástica também pode ser ótima opção para uma maior relaxamento dos funcionários, pois depois da parte de alongamento, exercícios, há uma momento de massagem que deixa a turma muito mais aliviada das tensões do dia a dia. Quando voltam da ginástica os colaboradores tendem a relaxar e render muito mais na tarefas laborais, afirma o personal.
> Alimentos que ajudam na produção do hormônio da felicidade
> Práticas alternativas como Ayurveda, Ioga e musicoterapia serão oferecidas no SUS
> Massagem: técnicas e benefícios que vão além do relaxamento
A ginástica laboral tem três fases:
– Fase preparatória: antes de iniciar o trabalho.
– Fase compensatório: feito durante o expediente, onde o funcionário já tem passado boa parte do dia.
– Fase de relaxamento: pós trabalho, para que o funcionário volte pra casa o mais relaxado possível.
Todas essas fases têm os mesmos objetivos: prevenir lesões, aumentar a autoestima, aumentar a qualidade de vida do colaborador e bem-estar. Cada caso é um caso e cada empresa tem uma fase que é a mais indicada.
Com até 20 minutos, é possível fazer a prática de ginástica laboral e trabalhar a musculatura dos punhos, pescoço e até panturrilhas. Esse tempo é o suficiente para ativar toda essa musculatura e trazer benefícios. O personal destaca que as empresas que investem nesse serviço, tendem a ter muito mai resultados positivos, pois com essa atividade os colaboradores com boa disposição e bem-estar, garantidos pela ginástica laboral, tendem a se afastar bem menos por conta de condições de saúde, dessa forma, diminui drasticamente as faltas no serviço.
Benefícios da ginástica laboral:
– Torna o ambiente de trabalho melhor
– Preveni lesões e patologias relacionadas ao trabalho
– Minimiza o estresse do funcionário
– Ajuda a diminuir o índice de afastamento médico
– Aumento da qualidade de vida do funcionário
– Ajuda a aumentar o foco, concentração e disposição do funcionário
– Ajuda a aumentar a produtividade no trabalho, afinal trabalhar sem dor e mais aliviado ajuda a conseguir melhores resultados.
Serviço:
Ginástica laboral
Márcio Eudes Nascimento
Personal Trainer
telefone: (85) 98665-7830 / (85) 99699-1321
Instagram: @marcinhoeudes
Email: [email protected]
Assessoria Treino life
Instagram: @treinolife