O gengibre é um dos principais temperos usados na gastronomia em todo o mundo. Por ter efeito termogênico, a raiz medicinal é bastante usada em dietas de emagrecimento.
Gengibre como aliado
O gengibre é rico em magnésio, potássio, cálcio e vitamina B6. Para ser considerado aliado, a recomendação de consumo diário é de até 10g de raiz fresca ou 5g se for em pó.
PREVINE ALERGIAS, GRIPES E RESFRIADOS
Ele promove a contração das vias aéreas e estimula a secreção de muco.
DICA: GENGIBRE + MEL ALIVIA TOSSE E DOR DE GARGANTA.
ACELERA A QUEIMA DE CALORIAS
Auxilia na digestão de alimentos e promove a queima de gorduras e de liberação de toxinas pelo organismo. Além disso, funciona como inibidor de apetite ao dar uma sensação de saciedade.
ALIVIA A DOR MUSCULAR
O consumo moderado diário de gengibre ajuda a reduzir a dor muscular após exercícios físicos pesados, atuando como um analgésico natural. Diminui também as dores no corpo causadas por doenças, dores articulares e até cólicas menstruais.
CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL
As propriedades presentes no gengibre ajudam a diminuir o nível de colesterol. Além disso, melhoram o fluxo sanguíneo, o que evita o aumento da pressão arterial.
ALIADO NO COMBATE AO CÂNCER
De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Minnesota, o gengibre tem moléculas chamadas gingeróis que podem inibir o crescimento de células de câncer colorretal em humanos. Além disso, o consumo moderado do extrato de gengibre é apontado como forte aliado contra a progressão do câncer da próstata.
Gengibre como vilão
Apesar dos benefícios, o gengibre também apresenta contraindicações. Conversamos com a nutricionista esportiva e funcional, Andressa Fontes, sobre os cuidados com o consumo da planta. “Devido ao seu efeito termogênico o consumo dessa raiz pode não ser indicado para algumas pessoas. Sempre deve-se respeitar a individualidade de cada um, mesmo se tratando de um alimento, por isso é fundamental o acompanhamento de um profissional”, alerta.
O GENGIBRE NÃO É RECOMENDADO PARA:
Pessoas hipertensas
Pois pode causar o efeito contrário e provocar uma queda significativa da pressão arterial.
Mulheres na menopausa
Por conta do aumento da temperatura corporal.
Pacientes com distúrbios hemorrágicos
A raiz provoca a redução da taxa de coagulação sanguínea.
Dica da Nutri:
“A melhor forma caseira de extrair esse composto (gingerol) é na forma de chá. O preparo deve ser por decocção, ou seja, ferver a raiz por 10 a 20 minutos. Mas você pode adicionar a raiz a sucos, cremes, purês e refogar com legumes”, recomenda Andressa.