Após vários dias de alimentação desregulada, consumo de álcool e poucas horas de sono, é normal que o corpo e a mente fiquem sobrecarregados e é preciso se recuperar para retornar a rotina. Nutricionista do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Eva Lima, dá dicas de algumas estratégias que podem ajudar nesse momento.
A recuperação inicia por uma hidratação adequada. “O álcool em excesso nesses dias prejudica o corpo, já que, com a desidratação, o organismo passa a reter líquido. Além do álcool, se você não teve uma alimentação adequada e passou todos os dias de folia comendo ultraprocessados, eles também são responsáveis pela retenção no seu corpo. A hidratação é uma prioridade”, explica Eva.
As opções podem variar e ir além de apenas água, optando por água de coco, chás diuréticos, como o de hibisco, são alternativas que ajudam a reestabelecer o equilíbrio do corpo.
Atenção ao fígado e intestino
O fígado é o responsável na hora da metabolização do álcool, por isso, cuidar dele no pós também deve entrar como prioridade. “O nosso fígado é o nosso principal meio de eliminar toxinas, por isso, tente colocar na sua rotina pós-carnaval, alimentos ricos em antioxidantes, como brócolis, couve, beterraba e frutas vermelhas”, lista a profissional.
Além do fígado, o intestino também sofre, já que o álcool e o consumo de ultraprocessados atacam também a digestão. A melhor forma de recuperar o bom funcionamento é restaurar a microbiota com a inclusão de probióticos e prebióticas na alimentação. “Boas opções são chás e iogurtes naturais, duas fontes baratas e vão atuar fortemente na restauração do bom funcionamento do intestino”, explica.
Procure um médico
Alguns sintomas podem persistir e serem confundidos com uma longa ressaca, porém, a melhor opção é sempre procurar um médico e se consultar para saber se esses sintomas não estão relacionados com alguma doença mais específica.


