Dicas para facilitar a amamentação
Todo mundo está cansado de saber que o leite materno é fundamental para a saúde e o desenvolvimento do bebê, mas também escuta histórias de mulheres que sofreram horrores amamentando.
Algumas se adaptam à nova rotina, outras não. Isso acontece porque, apesar de ser um ato natural na teoria, na prática, o processo pode ser bem difícil.
Nem a mãe nem o bebê sabem exatamente o que fazer, em que posição ficar. O bico do seio passa a ser usado várias vezes por dia e fica muito sensível. E as mamas nem são transparentes ou têm graduações para sabermos quanto a criança bebeu!
> Poderes da amamentação
> Como amamentar sem sofrimento
Muitas mulheres pensam em desistir de amamentar quando passam por alguma dificuldade e muitas até mesmo se frustram por não conseguirem cumprir algo que seria um dever de mãe.
No entanto, para aquelas que conseguem superar as dificuldades, a fase de amamentação sempre deixa saudades. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem facilitar este processo.
Dicas para facilitar a amamentação
Pegar sol nos seios ajuda
Verdade. O contato com os raios solares aumenta a produção de vitamina D no corpo, o que fortalece a pele do seio e ajuda a evitar e a cicatrizar rachaduras nos mamilos. O ideal é começar a tomar sol ainda durante a gestação e manter o hábito durante o período de amamentação, por dez minutos, duas vezes ao dia, antes das 10 horas ou depois das 16 h.
Não deixe o bebê fazer o seu bico de chupeta
Com a amamentação, os seios ficam mais propensos a rachaduras. A melhor maneira de você saber isso é observando se o bebê está abocanhando a auréola. Se ele estiver apenas com o mamilo na boca, fazendo ele de chupeta, não ocorre estimulação para produção e escoamento do leite. O certo é ele sugar com auréola e mamilo dentro da boca.
Hidrate os seios
Mas cuidado com a forma que você está hidratando. Não se deve utilizar hidratante ou creme durante o pré-natal. Esses produtos levam a uma diminuição da espessura cutânea do mamilo, o que pode provocar fissuras. Nesse período, o ideal é utilizar pomadas à base de lanonila, que ajudam na prevenção e tratamento de fissuras.
Cuide da higiene
Na gravidez não é diferente! Procure higienizar os seios, mas cuidado na hora da lavagem dos mamilos. Não passe sabonete neles. Eles já possuem uma hidratação natural, que o sabonete e a água quente podem retirá-la. Cuidado também com o uso de bucha vegetal, pois ela pode causar inflamação na região.