SEGOV ABRIL 2022

Agosto Dourado: mês dedicado ao aleitamento materno; saiba como doar

Saiba onde doar leite materno

2 de agosto de 2021

Para conscientizar sobre a importância da prática do aleitamento materno, agosto é o mês dedicado à intensificação de ações de promoção, doação e incentivo para incluir o leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida.

Por meio da Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizada de 1º a 7 deste mês com o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) busca envolver a sociedade e compartilhar a importância do ato que significa mais do que nutrição para o bebê; o gesto cria vínculo entre as mães e os pequenos.

No Ceará, cuja campanha será de 1º a 30 de agosto, uma rede com nove bancos de leite humano e postos de coleta atua para a promoção e apoio ao aleitamento. Em cada hospital da Rede Sesa, uma programação especial vai envolver profissionais, gestantes, mães e doadoras de leite como ação de reforço à importância do aleitamento materno e doação do alimento.

Banco de leite

Coordenadora do Banco de Leite do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), referência no Ceará, Rejane Santana sublinha a ideia de estabelecer, de forma concreta, uma rede de apoio à amamentação, que funciona como um suporte às mães. “A sociedade precisa apoiar a amamentação para que a mulher, mesmo trabalhando, possa continuar oferecendo leite materno, alimentando seu filho. As pessoas devem favorecer [o ato] para que as mães tenham o direito de amamentar”, pontua.

> Uece desenvolve teste rápido para diagnóstico da Covid-19

A assistente social Gilmara Tavares recebeu apoio quando necessitou. Benjamin, seu primeiro filho, teve uma hipoglicemia porque não pegava bem o peito da mãe e precisou ser internado. Após a alta do primogênito, ela foi atendida e recebeu as orientações sobre amamentação no banco de leite da unidade. Desde então, Tavares passou também a ser doadora. Com o nascimento da filha Lia, de três meses, a assistente social retornou às doações. “Quando estava gestante da Lia, eu já sonhava em doar”, lembra.

> Casos de sarampo voltam a ser registrados no País; Sesa alerta sobre vacina

Saiba onde doar:

Banco de Leite do Hospital Geral Dr. César Cals
Atendimento: 24 horas por dia, todos os dias da semana
Avenida do Imperador, 545, Centro, Fortaleza
0800 286-5678 / 3101-5367
[email protected]

Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara
Atendimento 24 horas
Rua Dr. Pergentino Maia, 1559 – Messejana, Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3216-8300

Banco de Leite do Hospital Geral Dr. César Cals
Atendimento: 24 horas por dia, todos os dias da semana
Avenida do Imperador, 545, Centro, Fortaleza
0800 286-5678 / 3101-5367
[email protected]

Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7 às 17h
Rua Tertuliano Sales, 544-B, Vila União, Fortaleza
0800 280-4169
[email protected]

Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
Rua Ávila Goulart, 900, Papicu, Fortaleza
(85) 3101-3335

*Com informações da Sesa.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: