Câmara Municipal de Fortaleza- Campanha Camara 10 de maio 2022

Dia Nacional do Controle da Asma: conheça mais sobre a doença e as formas de tratamento

O diagnóstico é feito a partir da observação médica aos sintomas

21 de junho de 2022
A asma, por ser uma doença variável, o tratamento é individualizado para cada paciente. (Foto: Canva)

A asma, por ser uma doença variável, o tratamento é individualizado para cada paciente. (Foto: Canva)

Em 2021, segundo dados do Ministério da Saúde, 1,3 milhão de atendimentos foram realizados na rede de Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) possui um ambulatório específico para cuidar de pacientes asmáticos e tem registrado uma média de 96 pessoas atendidas por mês e abraça a campanha com informação sobre os sintomas e formas de tratamento.

> Ceará tem dois novos casos suspeitos de Monkeypox

A pneumologista do HUWC, Simone Fortaleza, explica que a asma é uma doença inflamatória crônica que causa obstrução das vias aéreas. Além da falta de ar e cansaço, os sintomas da asma envolvem a sensação de aperto no peito e tosse, presentes principalmente pela manhã, ao acordar, ou à noite, além de um ruído (chiado) pulmonar.

As crises asmáticas são causadas pela presença dos chamados “alergenos”, que são as substâncias capazes de provocar alergias, como a poeira, o mofo e a fumaça. Em outros casos, infecções respiratórias causadas por vírus ou bactérias (resfriado, gripe, pneumonia) e até o uso de medicamentos, o estresse e a prática de exercício físico são fatores que aumentam a chance de crise.

> CDC recomenda vacina contra covid-19 para crianças a partir de 6 meses

O diagnóstico é feito a partir da observação médica aos sintomas. O exame realizado é o da espirometria, aparelho usado para avaliar a função pulmonar e os graus de obstrução. A pneumologista esclarece que doença não tem cura, mas se observam casos em que pessoas têm sintomas na infância e deixam de apresentá-los na fase adulta. Por ser uma doença variável, o tratamento é individualizado para cada paciente. Na maioria dos casos, o controle é feito a partir do uso de medicamentos corticoides inalatórios e broncodilatadores, além da mudança de estilo de vida.

Serviço:

As consultas no HUWC acontecem nas segundas e terças, das 7h às 13h. É necessário realizar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) e ser encaminhado HUWC.

Informações Ascom HUWC




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: