Com a popularização da suplementação de proteínas, surgiram várias opções de barrinhas de proteína. Com sabores atraentes, como chocolate, cookies & cream, amendoim e morango, elas viraram a opção preferida de muita gente para um lanchinho. “O melhor horário para consumi-las é nos lanches do meio da manhã ou meio da tarde”, afirma a nutricionista Maryna Castro, de Fortaleza.
Consumí-las diariamente, porém, não é o mais aconselhável. Isso porque, a maioria das barrinhas que encontramos no mercado têm índices de gordura e calorias altos (principalmente as mais saborosas). O erro mais comum é dar atenção apenas às gramas de proteína e esquecer do resto da tabela nutricional. É importante verificar então as quantidades de: gorduras, gorduras saturadas, sódio e calorias.
A diferença entre as barrinhas de diferentes marcas é enorme, por isso escolha a sua corretamente. Dra. Maryna indica a preferida dela: “Dentre todas que já avaliei (entre nacionais e importadas), apesar de ter outras com sabores mais atraentes, a que tem a melhor relação de quantidade de proteína com quantidade de gordura saturada é a Whey Bar da Probiótica”.
Mesmo com a praticidade que as barrinhas oferecem na correria do dia a dia, deve-se lembrar das opções mais naturais para o lanche, como frutas, oleaginosas e iogurtes. E claro, quando falamos de alimentar-se bem, o ideal é procurar um profissional de Nutrição para montar um plano alimentar de acordo com sua rotina e objetivos.
Dra. Maryna Castro
Nutricionista
Serviço:
Clínica Edilson Pinheiro
Shopping Pátio Dom Luís, na Av. Dom Luís, sala 1200
Contato: (85) 3215.4515