PREFEITURA DO EUSÉBIO – HOME

Corrida de rua conquista adeptos e impulsiona treinos em grupo, na Bodytech Iguatemi Bosque

A corrida de rua é um dos esportes mais queridos e com maior número de adeptos no Brasil, segundo a pesquisa Year in Sport 2024. Fortaleza lidera o ranking de cidades brasileiras com maior número de corredores. Em grupo ou sozinho, cada vez mais pessoas têm adotado a corrida de rua como aliada para uma […]

28 de julho de 2025

A corrida de rua é um dos esportes mais queridos e com maior número de adeptos no Brasil, segundo a pesquisa Year in Sport 2024. Fortaleza lidera o ranking de cidades brasileiras com maior número de corredores. Em grupo ou sozinho, cada vez mais pessoas têm adotado a corrida de rua como aliada para uma vida mais ativa e em busca de resultados reais.

Dentre os apaixonados pelo desafio, estão os integrantes do BT Run, da Bodytech do Shopping Iguatemi Bosque. Formado por alunos da academia com diferentes perfis e objetivos, o BT Run promove treinos de segunda a sábado, com programação variada e orientação do personal trainer Leander Cunha.

“Tem gente que começou para melhorar a saúde, outros que querem bater metas em provas de 5, 10, 15 ou até 21 km. E tem quem só queira se movimentar com mais prazer e segurança”, relata o professor. A preparação inicia bem cedo, a partir das 5h, e inclui desde treinos contínuos e intervalados até os mais longos aos sábados, na Beira-Mar.

Leander Cunha explica que correr na rua exige preparo e constância, além de cuidados com o fortalecimento muscular e a mobilidade. “A gente trabalha muito com exercícios educativos para melhorar o padrão de corrida e prevenir lesões. Tudo isso ajuda o aluno a evoluir com segurança. E a musculação é essencial para dar base aos membros inferiores e à cintura pélvica”, destaca.

O personal comenta também que a alimentação também entra como parte da estratégia. É preciso evitar alimentos gordurosos antes das provas e buscar um bom aporte de carboidratos e hidratação. “O ideal mesmo é ter acompanhamento de um nutricionista, que vai orientar com precisão, para cada caso específico”, diz.

Entre os alunos do grupo, a corrida virou estilo de vida. O bancário Leandro Marques, 36, começou a correr há sete meses, com o objetivo de perder peso e já eliminou 20 kg. “Antes pesava 106 kg e não conseguia treinar à noite. Vivia cansado. Com a corrida, passei a acordar cedo, treinar com mais vontade e melhorei muito meu rendimento na academia também. Hoje, já participei de oito provas e quero correr uma maratona fora do Brasil”, afirma.

A analista de Marketing Sâmya Teixeira, 30, também encontrou na corrida um novo ritmo para a vida. “Sempre via o grupo treinando e achava que não era para mim, até que o professor me chamou pra participar. Depois da primeira aula, nunca mais parei”, lembra.

Hoje, ela corre de três a quatro vezes por semana, pratica musculação e já participou de provas de 5 e 10 km. “A corrida me deu disposição, foco e um sentimento de superação constante. Quero correr 15 km e, no futuro, fazer uma meia maratona”, afirma.

Além dos benefícios físicos, como fortalecimento muscular, melhora na saúde cardiovascular e emagrecimento, a corrida de rua também é apontada como uma aliada na saúde mental. “Ajuda no humor, no sono, reduz estresse e ansiedade. E, correr em grupo, ainda potencializa tudo isso. A troca, o incentivo e a convivência fazem muita diferença”, reforça Leander Cunha.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: