Ganhando espaço nas academias e nos treinos funcionais e de crossfit, as temidas “cordinhas” trazem benefícios para além do gasto calórico. Apesar de ser um exercício realizado com os membros superiores, segundo o educador físico e personal trainer da academia Central do Corpo, Willame Calandrini, as cordas navais trabalham, principalmente, o abdômen.
“A atividade tem a finalidade trabalhar o CORE (reto abdominal, oblíquo interno e externo do abdômen, paravertebrais), resistência muscular, força isométrica e tem excelentes resultados para quem deseja emagrecer, pois tem um índice elevado de queima energética”, explica o profissional.
Corda naval x corrida
De acordo com um estudo divulgado na revista norte-americana The Journal of Strength and Conditioning Research, dez repetições de 15 segundos na corda chegam a queimar tantas calorias quanto dez minutos de corrida. (Uau!)
Exercícios
Além do clássico movimento de pêndulo com as duas mãos (levando as manoplas até a altura da cabeça), que trabalha a região oblíqua do abdômen, você pode realizar outros movimentos para atingir outras áreas.
Em treinos de perna, por exemplo, sincronize junto aos movimentos com os braços um salto com agachamento. Também dá para fazer polichinelos, ondulações com uma mão só, entre outros.
Vale lembrar que nenhum exercício deve ser realizado sem a orientação de um profissional da área!