O Grupo Coaph Saúde firmou parceria com o Curso de medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA) campus Itapipoca, para a realização do programa de residência médica em emergência. O curso terá a sede de funcionamento no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Itapipoca, e contará com um alto poder de excelência no ensino em diversas áreas. A residência iniciará em 2022.
> HGWA promove Semana da Prematuridade, em Fortaleza
Saúde
A parceria se prepara para receber os novos médicos residentes que terão um embasamento teórico e prático com estágios disponíveis na rede própria da Coaph Saúde e em centros de referência, como o Hospital e maternidade São Vicente de Paulo e do hospital regional de Itapipoca, que entra com a força de ser um hospital regional com amplo atendimento.
Em conjunto, a Santa Casa de Sobral, que é reconhecida como referência em trauma, cardiologia e neurologia, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto
> Lacen de Juazeiro do Norte é capacitado para diagnóstico laboratorial de meningite Atendimento (UPA) e a Policlínica de Itapipoca.
Além deles, a Rede SESA de emergência também inclui a parceria juntamente com o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hospital de Messejana, com cirurgias cardiovasculares, tratamento de AVC, e especialidades como urologia e o Instituto Doutor José Frota (IJF), que irá disponibilizar a unidade de queimados, centro de intoxicação para estágio. Para a pediatria, o Hospital Albert Sabin será referência como a maior emergência pediátrica do Estado.
Serão ofertadas 4 vagas anuais em um programa de residência de 3 anos, conforme regulamentação definida e reconhecida pelo conselho nacional de residência médica do ministério de educação , a residência está ligada ao Curso de medicina Centro Universitário Insta (UNINTA), Campos Itapipoca, sob a coordenação do professor Luiz Derwal, e supervisão do programa do professor Dr. Kitt Rola.
Projeção positiva
Newton Lacerda, presidente da Coaph, projeta uma aceitação positiva, “o Grupo Coaph entra para somar com a força profissional de nossos cooperados, com a nossa estrutura, onde temos hospitais próprios, pronto atendimento, clínicas que atendem diversas especialidades, estruturas de ambulâncias. Essa residência será um marco no ensino aqui no Ceará e vai ser um fator de crescimento significativo para os nossos cooperados e toda a medicina do Estado”, finaliza.