PREFEITURA DO EUSÉBIO – HOME

Mulher 40+: estratégias para aproveitar as confraternizações sem prejudicar a dieta

Por: Thaís Gondim – Nutricionista, especialista em mulheres 40+

11 de dezembro de 2025

Fim de ano é sinônimo de encontros, mesa farta e uma rotina que naturalmente sai do eixo. Mas para a mulher 40+, que muitas vezes já enfrenta oscilações hormonais, retenção, cansaço e um metabolismo menos flexível, pequenos excessos podem gerar um impacto maior do que se imagina.

A boa notícia? É totalmente possível participar das confraternizações sem abrir mão da leveza, e sem culpa.Vou relacionar algumas “Dicas Estratégicas” para ajudar a Mulher 40+ nessa época de muitas confraternizações:

A primeira estratégia é simples e extremamente eficaz: não vá com fome. Fazer uma refeição rica em proteína antes do evento, como ovos, iogurte proteico ou uma carne magra, ajuda a estabilizar a glicemia, reduz a compulsão e impede que você ataque o primeiro salgado que aparecer. Proteína é a melhor amiga da saciedade, especialmente para Mulher 40+.

Outro ponto essencial é a hidratação. Chegar bem hidratada reduz inchaço, melhora a disposição e evita que você confunda sede com fome. Se for consumir bebida alcoólica, alterne sempre com água. E lembre-se: álcool em jejum potencializa a hipoglicemia reativa, o que aumenta a vontade de beliscar doces e frituras.

Na hora de montar o prato, priorize proteínas! Caso você goste de beber, escolha acompanhamentos que também sejam fontes de proteína, como queijos mais magros, castanhas ou uma boa tábua equilibrada. Assim, você reduz o pico glicêmico e evita o mal-estar do dia seguinte.

Outra dica valiosa é “Vá a encontros felizes”, essa dica aprendi com uma paciente, e para mim, faz todo sentindo. Cuidar da saúde, fazer dieta, treinar … nada disso precisa ser sinônimo de privação, de não aceitar convites e tão pouco de não aproveitar momentos com amigos. Tudo é equilíbrio.

Confraternizações fazem parte da vida , e a vida é mais leve quando existe equilíbrio. A mulher 40+ não precisa de restrição; precisa de estratégia, consciência e autonomia para fazer escolhas que respeitem seu corpo e seu momento.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: