Crianças, pessoas com deficiência física ou mental, ou que apresentam distúrbios comportamentais, sensoriais e de comunicação, por vezes, têm dificuldades em lidar com tratamentos odontológicos.
> Saúde investiga 7 casos suspeitos de hepatite misteriosa em crianças
Seja por medo, ansiedade, limitações físicas ou outros motivos correlatos, manter-se na cadeira do dentista para a realização de procedimentos pode ser motivo de transtorno para essas pessoas.
Para tornar a experiência mais agradável, a Clínica Escola, do Centro Universitário Christus (Unichristus), aposta no colchão a vácuo. Trata-se de uma estrutura que é colocada na cadeira do dentista e sobre a qual o paciente se deita. À medida que o colchão perde ar, molda-se ao corpo do paciente e, ao mesmo tempo, o estabiliza e protege, proporcionando mais segurança e conforto.
Outra solução utilizada na Clínica de Pacientes Especiais da Unichristus, unidade onde são atendidas pessoas com cardiopatia, câncer ou diferentes deficiências, que funciona dentro da Clínica Escola, está a sedação ambulatorial. Com ela, os pacientes também ficam menos ansiosos durante a realização dos procedimentos.
>Fiocruz vai produzir primeiro antiviral oral contra covid-19 no Brasil
“Nosso objetivo, depois de feita a triagem, é tornar a experiência do paciente a melhor possível, além de somar, ao processo de ensino e aprendizagem dos nossos discentes, tecnologias com foco em proporcionar mais qualidade de vida às pessoas”, explica a professora Carolina Teófilo.
Serviço
A Clínica Escola da Unichristus presta atendimento à comunidade de forma gratuita, mediante cadastro. Fica localizada no Campus Parque Ecológico. O agendamento é feito por intermédio do telefone 3265.8139.