publicidade AMC setembro 04/09

Cirurgião dentista explica se o uso de piercing no dente pode afetar a saúde bucal

A higiene bucal é imprescindível

24 de março de 2024

A aplicação dos “tooth gems” ou “grillzs”, como também são conhecidos os piercings nos dentes requer cuidados.
“Esses piercings normalmente não são prejudiciais para os dentes, já que se tratam de pequenas ‘jóias’ que são coladas no dente com resina ou adesivo odontológico, sem a necessidade de desgaste da estrutura dentária”, explica Fábio Azevedo, cirurgião dentista especialista em Implantodontia.

“O importante é que a aplicação seja feita por um dentista qualificado, para que não haja riscos de danos ao esmalte dentário ou irritações nas gengivas”, conclui.

Vale destacar que como o piercing é apenas colado na superfície do dente, o processo não é doloroso ou mesmo incômodo para o paciente, não sendo necessário anestesia.

> O que você precisa saber sobre métodos contraceptivos na menopausa e climatério

Com relação ao material do piercing, este também deve ser observado, sendo que o tipo mais comum é a bolinha de “strass” branco brilhante, mas os piercings também podem ser de ouro, aço cirúrgico, titânio, entre outros.

“O ideal é que sejam materiais inertes e que à prova de reações inflamatórias ou hipersensibilidade”, diz Azevedo. “As ligas metálicas, que podem liberar partículas tóxicas como níquel ou cobre no meio bucal também devem ser evitadas”, conclui.

> Psicólogo dá cinco dicas para criar filhos emocionalmente fortes

Higiene bucal é importante para o sucesso do piercing

A principal recomendação para quem deseja colocar um piercing no dente é redobrar os cuidados com a higiene oral. “Caso o paciente não tenha uma boa higiene bucal, a superfície ao redor do piercing pode servir de substrato e favorecer o acúmulo de placa bacteriana, o que pode levar ao desenvolvimento de cáries ou problemas gengivais”, alerta o dentista Fábio Azevedo.

“Os cuidados são os mesmos que devemos ter diariamente, com ou sem piercing, e incluem escovações ao menos três vezes ao dia após as refeições, uso regular de fio dental em todas as escovações e visitas anuais ao dentista”, recomenda o especialista.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: