As chupetas são prejudiciais aos dentes das crianças? Até quantos anos meu filho pode usar? Que tipo de chupeta devo comprar? Essas são algumas perguntas que passam pela cabeça de qualquer mamãe que tem bebê em casa. E nós fomos esclarecê-las com a dentista Mirelly Resende, de Fortaleza, que revelou alguns segredos da inseparável e amiga chupeta.
Primeiro é interessante saber que o uso da chupeta já está “errado”. Isso porque se o bebê for devidamente amamentado até os sete meses, ele não sentirá necessidade de outro tipo de sucção. Mas se essa for a única via, a dentista alerta que até 2 anos o uso não é prejudicial. Porém não pode ultrapassar essa idade.
Depois desse período, o uso já pode interferir no desenvolvimento dentário da criança. “Se continuar a usar, o palato (céu da boa) cria uma concavidade e toda a estrutura óssea vai ficando deformada”, explica Mirelly.
Além disso, com o tempo, a fala da criança pode apresentar alterações e também podem surgir problemas respiratórios. Ao escolher o modelo, prefira as anatômicas e atente para o recomendado para a faixa etária da criança, pois o formato e tamanho mudam de acordo com a idade do pequeno.
E se ele não quiser largar?
Seu filho tem mais de dois anos e ainda usa o objeto? Mãos à obra! Uma boa dica para retirar o bico é fazer um furo na chupeta para que, ao sugar, a sensação transmitida não seja a mesma.
Se ele(a) for para a cama com a chupeta, retire-a da boca dele(a) assim que dormir. Também é importante delimitar locais nos quais a chupeta pode ser usada: não deixar que ele use em qualquer lugar. Por exemplo, crie a regra de que ele não pode sair da cama ou do berço usando-a.
Retirar a chupeta de forma paciente e gradativa é o melhor caminho. Nada de punições ou castigos. Como em tudo na vida, conversar ainda é a melhor solução.
Serviço:
Mirelly Resende
Odontologia
Harmony Medical Center, Av. Dom Luís, nº 1233, sala 2203
Contato: (85) 96151474