R2 produtora abril 2021

Cerca de 80% dos casos de cegueira podem ser evitados, diz OMS

Especialista do Instituto de Educação Médica destaca que o Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado em julho, é um chamado à responsabilidade coletiva

7 de julho de 2025

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 80% dos casos de cegueira no mundo são evitáveis ou tratáveis com diagnóstico precoce e acompanhamento médico adequado. A previsão ganha ainda mais destaque em julho, no Dia Mundial da Saúde Ocular. Para o oftalmologista e docente do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Allan Victor Gonçalves, a data é um chamado à responsabilidade coletiva. “Precisamos educar a população desde cedo sobre cuidados simples que fazem diferença na vida como um todo, como o uso de óculos de sol com proteção UV, controle de doenças sistêmicas e exames regulares”, alerta.

Catarata e Glaucoma

No Brasil, estima-se que mais de 1,2 milhão de pessoas vivam com cegueira e mais de 6 milhões convivam com algum grau de deficiência visual. Segundo o especialista do IDOMED, as causas mais comuns da perda da visão incluem doenças como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular. “Muitas dessas doenças apresentam sinais silenciosos até em estágios avançados. É por isso que a consulta periódica ao oftalmologista é fundamental, mesmo quando não há queixas visuais”, explica o Dr. Allan Victor.

Ele completa que a prevenção é a forma mais eficaz de evitar doenças na visão e explica que além de fatores hereditários, o estilo de vida que a pessoa leva influencia diretamente na saúde dos olhos. “Má alimentação, uso excessivo de telas, tabagismo, hipertensão e diabetes não controlados estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças nos olhos. Como disse, a maioria dos problemas de visão pode ser evitada, mas é preciso agir a tempo”, finaliza.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: