R2 produtora abril 2021

Capacitação reforça acolhimento humanizado nos postos de saúde

Encantar é o nome do projeto que prepara profissionais para melhorar a experiência de atendimento aos usuários.

3 de outubro de 2025

O cuidado com a saúde vai além de consultas e procedimentos clínicos: envolve acolher, ouvir e respeitar. Esse cuidado é ainda mais importante quando parte dos profissionais que recebem o público logo na chegada, como porteiros, recepcionistas e administrativos, que são os primeiros contatos de um paciente que entra na unidade de saúde.

Com esse objetivo, o projeto Encantar tem realizado treinamentos que reforçam um atendimento cada vez mais humanizado nos postos de saúde de Fortaleza. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, que faz a gestão compartilhada das unidades de Atenção Primária à Saúde.

Durante os encontros, os profissionais das equipes do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), portaria, farmácia e laboratório, participaram de atividades voltadas para a valorização da escuta qualificada, da empatia e da comunicação assertiva. O objetivo é que o usuário do sistema de saúde se sinta acolhido desde o primeiro contato, vivenciando experiências positivas em cada atendimento. A capacitação está ocorrendo nos 143 postos de saúde de Fortaleza.

“Mais do que aprimorar técnicas, a iniciativa busca despertar nos colaboradores a consciência de que o cuidado integral envolve aspectos emocionais, sociais e culturais. Assim, o Projeto Encantar contribui para transformar o ambiente das unidades, tornando-o mais próximo, acolhedor e humanizado para toda a comunidade”, afirma Larissa Cruz, gerente do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) da Atenção Primária à Saúde do ISGH.

Patrocínia Henrique, auxiliar administrativa do posto Luiz Costa, no bairro Benfica, conta que sua participação no projeto foi importante para fortalecer essa cultura da empatia. “Muitas vezes chegam pacientes que não sabem ler uma receita e que precisam de um acolhimento diferenciado. Eu já tinha essa postura de ajudar, mas, com o treinamento, consegui fortalecer ainda mais a minha escuta ativa”, relata. Segundo ela, a experiência despertou o desejo de aprimorar continuamente o atendimento e multiplicar os aprendizados com os colegas de trabalho.




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