O fisiculturista Carlos Sérgio Fontenele, 28 anos, fez uma visita a Viverde e nós aproveitamos para conhecer um pouco mais da história de vida dele. Mais novo atleta Golden Team da Probiótica, empresa de suplementos alimentares, ele conta como passou de um corpo magro para a carga de músculos que carrega hoje.
Desde 2007 ele trabalha como bodybuilder e já conseguiu ótimos resultados. “Há três anos estou mais focado nos treinos e agora consegui o patrocínio da Probiótica, o que me deixa ainda mais feliz”, afirma. Mas o corpo de Carlos não foi sempre assim. Ele pertencia ao biotipo ectomorfo, aquele de corpo mais magro. Para melhorar a aparência, aos quinze anos resolveu entrar na academia.
Com os treinos, o rapaz percebeu que a genética era boa, pois mesmo não seguindo a dieta a risca, conseguia obter melhores resultados que os dos amigos. “Não conseguia mais faltar a academia. Fazia tudo direitinho”, afirma.
Campeonatos
O primeiro campeonato que participou foi em Sobral em 2009, onde foi vice-campeão na categoria 75 kg. A partir daí a paixão foi crescendo e outras competições tanto nacionais quanto internacionais chegaram. Em 2012, com 10 kg a mais de músculos, Carlos Sérgio participou do Campeonato Cearense de Fisiculturismo na categoria senior até 85 kg.
“A paixão nasceu depois que eu percebi que poderia chegar onde ele queria. Conquistar o meu espaço na sociedade”, explica. Carlos treina todo dia duas vezes, revezando aeróbicos pela manhã e musculação à noite.
Hoje ele pesa 105 kg e já se prepara para um novo campeonato em São Paulo. Nos períodos de competição, o atleta trabalha durante vinte semanas de dieta restrita e chega ao percentual de 4% de gordura corporal. E alimentação (além dos treinos intensos) é o grande segredo dele. São oito refeições diárias que não podem ser puladas de jeito nenhum.
Alimentação de atleta
Ele começa o dia com mingau de aveia acompanhado de whey protein. Depois varia nos cardápios incluindo batata doce, filé de peito de frango, arroz e peixe. A dica é sempre comer apenas uma carboidrato e uma proteína por refeição e incluir a batata doce na maiores delas. Antes de dormir as claras de ovos completam o cardápio do dia.