No último capítulo do projeto Larissa-e-Mirely-na-Magreza-Saudável-em-2016, fui no consultório da nutricionista Morgana Rolim, assim como a Mirely, que relatou tudo por aqui.
Acontece que na mesma época, fui diagnosticada com hipotireoidismo, o que me fez ganhar 7 kg na balança, mesmo seguindo a dieta da nutri.
*Tecla SAP: Doença que desregula os hormônios que controlam como cada célula do corpo gasta energia – o chamado metabolismo.
Nesse caso, sintomas como cansaço, sonolência, ganho de peso, queda de cabelos, unhas quebradiças e raciocínio lento, foi o que me alertou de que algo estava errado.
O hipotireoidismo não tem cura. A notícia de que vou precisar tomar remédio pelo resto da vida para manter minha tireoide funcionando caiu como uma bomba. Assustou, isso é um fato, mas não é um bicho de sete cabeças. Fiz acompanhamento com uma endocrinologista e metabologista durante 6 meses para verificar o nível do TSH.
*Tecla SAP2: O TSH ele é o hormônio que estimula a tireoide. Isso significa que, após ser liberado lá na glândula hipófise, ele cai na corrente sanguínea e chega na tireoide, que é responsável por captar iodo e produzir outros dois hormônios importantíssimos na nossa vida: o T3 (triiodotironina) e o T4 (tetraiodotironina).
A volta dos que nem foram
Fazer dieta e não conseguir perder peso ou até ganhar, é uma verdadeira dose de desânimo. Maaaas…
Neste mês dezembro, consegui ajustar a dosagem da medicação e agora nada me impede de tentar novamente. Nem a nossa confraternização de final de ano me tira do foco! E, claro, estarei contando pra vocês toda a minha saga para perder esses 7kg que ganhei nos últimos meses.
E digo mais, se Pugliesi, Paolla Oliveira e Sabrina Sato conseguiram driblar o hipotireoidismo delas, nós também conseguimos! Isso significa que estou assim:
O importante é ter pensamento positivo! Hahahaha