O ovo é item comum na listinha de compras do mês de boa parte dos brasileiros e não é difícil entender o porquê: além de baratinho e de fácil acesso, o alimento contém uma série de nutrientes essenciais para a manutenção do corpo, como também é um potente aliado no ganho de massa muscular.
Porém, como muitos pensam, não é apenas as claras que oferecem todos esses benefícios. De acordo com a nutróloga Lidiane Resende, de Fortaleza, é na gema onde se encontra a maior parte deles. “A ingestão de algumas gemas por dia, por exemplo, oferece uma melhor garantia do que um multivitamínico até”, afirma a médica.
As claras de ovo contém albumina, proteína de alto valor biológico e é bastante utilizada em suplementos. No entanto, ela possui bem menos nutrientes que a gema. Por isso, não descarte-a!
“A gema contém mais de 90% do cálcio, ferro, fósforo, zinco, tiamina, B6, ácido fólico e B12, e 89% do ácido pantotênico. Já a clara não contém mais de 90% de qualquer nutriente, mas contém mais de 80% do magnésio, sódio e niacina”, explica Lidiane.
Além disso, a gema possui entre 50% e 80% do cobre, manganês e selênio, enquanto que a clara contém entre 50% e 80% do potássio, riboflavina e proteína.