R2 produtora abril 2021

19/09 MEAC celebra vinte anos da implantação do Método Canguru

17 de setembro de 2018
Mamãe adepta do Método Canguru - Aniversário do método Canguru na MEAC. (Foto: Dvulgação)

Mamãe adepta do Método Canguru – Aniversário do método Canguru na MEAC. (Foto: Dvulgação)

Nesta quarta-feira (19/09), às 8h, na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), profissionais, mães, pais, bebês e ex-pacientes vão celebrar os 20 anos de uma das mais importantes políticas públicas da saúde da mulher e da criança na instituição, o Método Canguru. O encontro contará com a presença da consultora da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Dra. Luiza Geaquinto Machado.

> Blog da Lu Lopes: Principais dúvidas das mamães com Dra. Isa Xavier
> Refluxo em recém-nascidos tem solução
> Como lidar com as cólicas em recém-nascidos

O método incentiva o cuidado com o recém-nascido para além da necessidade biológica, pois reconhece a importância do vínculo da família no desenvolvimento do bebê. A chefe da Unidade Canguru da MEAC, a neonatologista Rosalina Araújo, ressalta que essa “filosofia” começa no pré-natal. “Costumamos dizer que aqui somos todos canguru. Desde o acolhimento da mãe na recepção até a alta do bebê, o cuidado integral e humanizado tem os dois como prioridade no nosso atendimento”, afirma, complementando que o método Canguru não se resume à posição do bebê pele a pele na mãe.

Antes mesmo do bebê nascer, a mãe atendida na MEAC recebe todas as informações para uma gestação e um parto seguros. É esclarecida, entre outros pontos, sobre a importância da amamentação na primeira meia hora após o nascimento e do contato pele a pele para o equilíbrio da temperatura do bebê e fortalecimento do laço entre os dois. A livre escolha do acompanhante para o momento do parto também faz parte das recomendações do Canguru. Isso passa mais segurança para a mãe, que repercute no nascimento mais tranquilo.

A dona de casa Silvia Regina foi mãe pela 3ª vez aos 42 anos. Odilon Filho nasceu prematuro, com 35 semanas de gestação. Ele teve que ficar 3 dias internado na UTI, devido ao baixo peso e imaturidade dos pulmões. Depois, o bebê foi encaminhado para a Unidade Canguru. “Quando avisaram que meu filho teria que ficar no hospital, fiquei tensa, pensando na separação. Mas aí soube que iria permanecer ao lado dele e fiquei bastante feliz, pois assim acompanharia de perto o seu desenvolvimento”, conta. Ela se diz muito satisfeita com o cuidado recebido. “Estou no paraíso. Esse lugar é muito aconchegante e os funcionários são acolhedores, atenciosos e responsáveis”, completa.

A MEAC possui 5 leitos na Unidade Canguru, onde a mãe volta a se internar no hospital para ajudar na melhora do bebê. O atendimento se estende às enfermarias, onde a equipe realiza rodas de conversa com mães e acompanhantes, ao banco de leite e ao ambulatório para gestação de alto risco. O método Canguru é um dos fatores que levaram a MEAC a ser reconhecida pelo Ministério da Saúde como o primeiro Centro de Apoio às Boas Práticas de Parto e Nascimento do país. A maternidade é também instituição capacitadora de profissionais no método, formando turmas de diferentes centros de saúde.

Método Canguru – benefícios:

A iniciativa melhora a atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e sua família, promovendo o contato pele a pele precoce entre a mãe/pai e o bebê.

– Menor tempo de internação do bebê
– Oxigenação adequada
– Aumento da temperatura do corpo e estabilidade
– Menos episódios de apneia – paradas respiratórias durante o sono
– Diminuição do choro
– Aumento do aleitamento materno
– Aumento do vínculo pai-mãe-bebê-família
– Diminuição do tempo de separação pai-mãe-bebê-família
– Melhor relacionamento família/equipe
– Estimulação sensorial positiva
– Diminuição de infecção hospitalar
– Controle e alívio da dor
– Acolhimento ao bebê e sua família
– Respeito às individualidades
– Promoção do contato pele a pele precoce

Programação:
Quarta (19/09), a partir das 8h, na MEAC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo.

Abertura com autoridades:Apresentação do Ministério da Saúde sobre Método Canguru
Apresentação “Nasce um Bebê”
Vídeo “Somos todos Canguru”
Homenagens
Gincana #somostodoscanguru
Cordel
Brunch

 

  • Com informações da Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:








COMENTE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.