Os homens costumam ser bem menos preocupados com a saúde do que as mulheres. Isso é um grande problema, principalmente quando falamos de câncer de próstata.
Essa demora para procurar ajuda pode trazer riscos para a saúde, inclusive diminuir em até 80% as chances de cura. O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens e pode ser diagnosticado através de um exame de sangue, chamado PSA, combinado ao exame de toque retal.
Nesse caso, as namoradas ou esposas têm um papel muito importante, já que, segundo pesquisas, em 70% dos casos eles são arrastados para o médico por insistência delas. Por isso, conheça 6 razões, listadas pelo urologista Dr. Leocácio Barroso, de Fortaleza, para te ajudar a convencer seu parceiro a correr para o consultório!
1 – É o câncer mais prevalente no homem depois dos 50 anos
Por isso a importância de iniciar a prevenção já a partir dos 50 anos. Para os grupos de risco, que são os negros e quem já teve casos de câncer de próstata na família, é bom começar antes, aos 45.
2 – É o 2º câncer que mais mata
No Brasil, dados de 2013 apontam que o câncer de pulmão é o que mais mata entre homens, seguido do câncer de próstata.
3 – É silencioso
Não apresenta sintomas na fase inicial, manifestando-se apenas quando a doença já está em um estágio avançado.
4 – Chances de cura aumentam
Se diagnosticado no início, as chances de cura são de 80% a 90%; se detectado em estágio avançado, essas chances diminuem para 10% a 20%.
5 – Faz a prevenção de outras doenças
Ao realizar o exame de toque você pode aproveitar para detectar outras possíveis doenças também.
6 – É rápido
O exame não é doloroso, causa apenas um desconforto momentâneo e dura poucos segundos!