Tão importante quanto manter rosto e cabelo impecáveis é cuidar da beleza dos nossos pés. São eles quem nos sustentam e locomovem, além de aguentarem a correria do dia todo.
Nada mais justo que do tratá-los bem e evitar o mau cheiro, as unhas encravadas e a pele grossa e ressecada.
A seguir dicas simples que podem (e devem!) ser feitas em casa para você manter seus pés sempre saudáveis e poder usar aquela sandália nova sem receios.
Essa é a dica crucial. Todo pé bem cuidado deve ser limpo diariamente e seco cuidadosamente entre os dedos e nos cantos das unhas para evitar a proliferação de microorganismos. O ideal é lavá-los com uma esponja.
A hidratação mantém os pés bonitos e macios. Após o banho aplique um hidratante específico e coloque meias para dormir. Isso vai ajudar no processo de hidratação. Tome cuidado! Hidratação excessiva pode prejudicar a saúde dos pés e facilitar a reprodução de fungos.
Evite calçados apertados e de bico fino, pois podem causar calos e bolhas. Se for usar salto alto, escola os de bico mais largo e base plataforma. Isso evita mais esforço da musculatura para se locomover e diminui o risco de joanetes. Opte por sapatos de couro natural e forrados. Quando retirar os calçados, deixe-os em local aberto e arejado por pelo menos duas horas.
Quando for utilizar tênis durante os exercícios físicos, escolha meias de boa qualidade, de preferência de algodão. Elas absorvem mais o suor e evitam a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro e de micoses.
Aposte no pó-pédico, antisséptico e desodorante próprio. Uma dica caseira para controlar a sudorese é ferver a cavalinha por 5 minutos, deixá-la esfriar até uma temperatura suportável e mergulhar os pés na mistura por cerca de 30 minutos. O suor excessivo pode ser um sintoma de desequilíbrio hormonal. Fique ligada!