Quem não quer ter cabelos maravilhosos? Aqueles de propaganda de shampoo? A cabeleireira e visagista Rakkel Rebello, de Fortaleza, desvendou alguns mitos e verdades sobre os cabelos. Confira!
1. Shampoo e condicionador precisam custar caro para serem bons.
O investimento em tecnologias está diretamente ligado ao valor agregado ao produto. Porém existem algumas empresas que conseguiram lançar no mercado produtos eficientes e com preço justo. Independentemente do valor, o mais importante é acertar no produto para o seu tipo de cabelo.
2. Pontas duplas só resolve cortando.
Infelizmente essa é uma realidade. Por mais que as empresas invistam em campanhas de marketing prometendo produtos que eliminam pontas duplas, o corte é a única opção que realmente resolva esse problema.
Pensando nisso, alguns profissionais desenvolveram uma técnica de corte chamado Remake, do inglês renovação. Um corte feito com os cabelos secos, garantindo que somente as pontas duplas sejam eliminadas, sem alterar o comprimento dos cabelos.
3. Cremes de hidratação para usar em casa funcionam.
É possível sim conseguir um cabelo hidratado usando bons produtos em casa. Para isso, é preciso acertar na escolha do produto certo para o seu tipo de cabelo e não podemos esquecer que o cabelo é proteína e precisa de vitaminas e sais minerais.
Por isso cuidado com as dietas “loucas”, aquelas muito restritivas que podem afetar o crescimento e a beleza dos fios.
4. Fazer escova regularmente estraga o cabelo.
Ao contrário do que muita gente pensa, o secador trás benefícios aos cabelos, desde que seu uso seja em uma temperatura moderada. A secagem instantânea causa um selamento da cutícula e dá brilho e maciez.
5. O ideal é trocar de shampoo de vez em quando.
O uso prolongado do shampoo pode causar uma ação nos cabelos chamada taquifilaxia (fenômeno de rápida diminuição do efeito de uma substância por uso consecutivo).
As moléculas de sabão que são responsáveis pelo arraste da sujeira nos cabelos perdem sua eficiência.
6. Lavar a cabeça todos os dias estraga o cabelo.
Se o cabelo for seco não é aconselhável lavar diariamente, pois a oleosidade natural ajuda a proteger os fios.
Já se o cabelo for bastante oleoso deve ser lavado todos os dias, tendo cuidado para não esfregar excessivamente o couro cabeludo, pois isso pode causar efeito rebote e aumentar a oleosidade.
7. Shampoo 2 em 1 funciona.
Pelo menos como deveria, não. O condicionador que contém nesse tipo de produto impede uma limpeza completa provocando um acúmulo de resíduo cosmético nos fios.
8. Cabelo oleoso precisa de hidratação.
Processos químicos e físicos são os principais agentes de desidratação. Hidratar consiste em doar, reter e reintegrar ao córtex capilar a umidade perdida. Portanto, a oleosidade dos cabelos não tira a necessidade de uma boa hidratação.
9. Enrolar o cabelo molhado na toalha faz mal.
Enrolar os cabelos molhados na toalha favorece a retirada excessiva da água facilitando assim, usar o secador em tempo e temperatura reduzida.
10. Prender os cabelos danifica os fios.
O maior problema dessa ação é o risco de provocar alopécia (queda de cabelo em uma determinada área) por tração e/ou calvície definitiva causada pelo estiramento consecutivo do fio no couro cabeludo.
11. A hidratação térmica é mais eficaz do que a feita a frio.
Depende muito do tipo e estado do cabelo. Se o cabelo foi modificado quimicamente não é indicada a hidratação térmica, esse tipo de hidratação terá melhor resultado em cabelos virgens.
Bons produtos foram desenvolvidos para tratamentos a frio e são muito eficientes, diminuindo o tempo do processo.
12. Um jato de ar frio após a escova diminui os danos do secador.
O jato de ar frio tem o objetivo principal de fixar no cabelo a modelagem conseguida com a ação do calor e diminuir cargas elétricas estáticas que o atrito da escova pode causar.
O que pode reduzir o risco de possíveis danos é a utilização do secador em uma temperatura moderada.
Rakkel Rebello
Visagista
Serviço:
Espaço Rakkel Rebello
Av. Engenheiro Luís Vieira, 920 – Dunas
Contato: (85) 3022.0210 / 9728.1972