Banner Orgânico

Todo domingo: 10 km na nova ciclofaixa do Cocó ao Centro de Fortaleza

Com aluguel de bicicletas no local de 7h às 13h

19 de setembro de 2014
ciclofaixa de lazer fortaleza bicicleta aluguel domingo diversao saude fortaleza revista

São 10 km de percurso e o fortalezense pode alugar a bicicleta no local. Mas somente aos domingos de 7h às 13h.

Com o objetivo de movimentar a cidade aos domingos, incentivando  o uso de bicicletas, a cultura, o esporte e a convivência urbana, a Prefeitura de Fortaleza implanta neste domingo (21/09) a Ciclofaixa de Lazer que ligará a ciclovia da Washington Soares ao Passeio Público, com três pontos de apoio: Anfiteatro do Parque do Cocó, Aterro da Praia de Iracema e Passeio Público.

A iniciativa, que faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), contempla um trajeto que inclui alguns dos pontos tradicionais e turísticos da cidade como a Avenida Beira Mar, Praia de Iracema, Centro Dragão do Mar, Mercado Central, Catedral de Fortaleza, Forte de Nossa Senhora da Assunção e o Passeio Público.

A ciclofaixa de lazer é uma faixa isolada para bicicletas. Outras capitais já aderiram à iniciativa, como Florianópolis, Recife, São Paulo e Salvador. Segundo técnicos do Paitt, a cidade de Fortaleza oferece condições muito favoráveis para o uso da bicicleta, pois tem área geográfica com terreno pouco acidentado e já conta com 87Km de estrutura cicloviária.

O trajeto da Ciclofaixa de Lazer a ser implantado neste domingo terá aproximadamente 10Km de extensão. O horário de funcionamento da ciclofaixa será de 7h às 13h e será organizada pela Prefeitura como um projeto piloto. A cada sete metros, haverá um cone, dedicando uma das faixas das ruas aos ciclistas. Em todo o percurso, a ciclofaixa é mão dupla (tem dois sentidos) e poderá ser acessada em qualquer ponto da rota.

Um esquema especial de mobilidade com a participação de vários órgãos de trânsito e transporte foi planejado para garantir a segurança dos ciclistas durante a inauguração da ciclofaixa de lazer. No total, serão 115 pessoas envolvidas na operação, sendo  agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC),  orientadores de tráfego do Via Livre,  fiscais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor),  da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A operação de trânsito será iniciada à meia-noite, com ações que vão coibir o estacionamento ao longo do trecho do percurso e distribuição de cones nas vias. A partir de 7 horas, os operadores atuarão em postos fixos nos principais cruzamentos, efetuando o controle de tráfego e garantindo o respeito à ciclofaixa. Os agentes permanecerão no local até o final do evento, cujo término está previsto para as 13 horas.

Equipes do SAMU também darão apoio e ficarão concentradas ao longo do percurso. A segurança será garantida por policiais militares e guardas municipais.

Atrações culturais  

Além da beleza natural e do patrimônio público que fica ao longo do trajeto, estão previstas também atrações culturais.  Nesta primeira edição, o Circo de Todas as Artes irá animar por meio de uma parceria com a Associação dos Proprietários Artistas, Escolas de Circo do Ceará (APAECE) e da Secretaria de Cultura de Fortaleza.  Os artistas estarão em seis pontos da ciclofaixa de lazer, promovendo diversas atividades.

No primeiro ponto, na Avenida Padre Antonio Tomás, esquina com Rua Andrade Furtado, estarão os Malabaristas da APAECE, a Banda Marcial ACAS, com seu estilo DrumCorps musical, e a Cia Verdade Cênica. O segundo ponto, localizado na Praça Portugal, terá como destaque a Cia. Bate Palmas, com atividades musicais e de arte-educação. A terceira parada acontece na Avenida Beira-Mar, em frente ao número 2800, com a Banda de Forró da Praça.

O quarto ponto será nas proximidades da estátua de Iracema, no Aterrinho da Praia de Iracema, que recebe Silvia Moura e Grupo Fuzuê, no espetáculo “A Cadeirinha e Eu”. O quinto ponto será montado nas imediações da Caixa Cultural e receberá o Mágico Ice Rick Tatoo. Fechando o percurso, ao chegar no Passeio Público, os ciclistas poderão curtir apresentações do Maracatu Vozes da Africa, da Cia Verdade Cênica e do Grupo Fuzuê, com suas técnicas de acrobacia de solo e música ao vivo com rabeca, bandolim, sanfona e pandeiro.

A Ciclofaixa de Lazer é uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, em parceria com a Secretarias de Cultura, Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Secretaria Municipal de Saúde; da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor); Secretaria Regional do Centro; Secretaria Regional II. A iniciativa também conta com apoio do Detran-CE e da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Percurso

Parque do Cocó, Av. Sebastião Abreu, Av. Pe. Antônio Tomás, Av. Virgílio Távora, Av. Dom Luís, Av. Desembargador Moreira, Av. Beira-Mar, Av. Almirante Barroso, Av. Alberto Nepomuceno, Rua João Moreira e Passeio Público.

(Fonte: Site da Prefeitura de Fortaleza)




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: