São Luiz RioMar

Novembro Azul: Prefeitura de Fortaleza inaugura Centro de Atenção à Saúde do Homem

O CASH busca garantir atendimento aos homens, com foco na prevenção do câncer de próstata

1 de novembro de 2018
Novembro Azul é a campanha mundial de combate ao câncer de próstata. (Foto: Banco de dados)

Novembro Azul é a campanha mundial de combate ao câncer de próstata. (Foto: Banco de dados)

A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará entregam, nesta quinta-feira (01/11), o Centro de Atenção à Saúde do Homem (CASH). A iniciativa é um aporte essencial para as ações da campanha Novembro Azul, que promove a conscientização e o combate contra o câncer de próstata.

> 6 razões para convencer seu marido a fazer exame de prevenção de câncer de próstata
> Outubro Rosa: ICC promove 3ª edição do Cocó Rosa & Azul
> Especial Outubro Rosa: o amor e a luta por trás do câncer de mama
> Vacina contra tuberculose chega às clínicas particulares de vacinação

O CASH passa a funcionar, a partir deste novembro, no Centro de Saúde Escola Meireles, da Secretaria Estadual da Saúde. O atendimento apresentará vários cuidados para o público masculino, como exames e consultas com especialistas, com foco na prevenção do câncer de próstata. Entre os serviços ofertados, o centro garante o tratamento clínico da hiperplasia prostática (aumento da próstata), da disfunção erétil e do distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (andropausa).

Câncer de próstata: Entenda o problema

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. O tumor se aloca na glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve a doença. Além disso, o estudo aponta ainda que a cada 38 minutos, um homem vai óbito por conta do câncer. O INCA estima 2.700 novos casos de câncer de próstata no Ceará, ainda para 2018. Fortaleza deverá registrar cerca de 560 casos.

Sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata é silencioso e não apresenta sintomas aparentes. Quando alguns sinais começam a indicar o problema, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando o tratamento. Por conta disso, os cuidados com exames de rotina e a ida constante ao urologista são tão importantes. Os principais sintomas são:

  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Apesar de não possuir causas específicas identificadas, os fatores de risco que podem facilitar o surgimento da doença são histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio) e obesidade.

Prevenção e tratamento

A forma de prevenção mais eficaz contra o câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista regularmente.

O exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, é a via que possibilita identificar o problema mais facilmente, de início. Além disso, é realizado também o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Caso haja suspeita de câncer, são requeridas biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Segundo o Ministério da Saúde, a forma de tratamento a ser aplicada depende do estado de saúde do paciente. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença, intervindo se houver progressão desta.

Serviço
Inauguração do Centro de Atendimento à Saúde do Homem
Data: quinta-feira (01/11)
Hora: 9h
Local: Av. Antônio Justa, 3113 – Meireles




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: