São Luiz RioMar

O que colocar na lancheira da criançada

A formação de bons hábitos alimentares deve começar já nos primeiros anos de vida.

29 de janeiro de 2018
lancheira saudável

Frutas são sempre uma boa opção para colocar na lancheira do seu filho.

[Lancheira saudável]. A formação de bons hábitos alimentares deve começar já nos primeiros anos de vida. Na fase escolar, o contato com alimentos processados deve ser evitado, pois é durante esse período que os pequenos estão formando seus hábitos alimentares. Portanto, a hora do lanche deve receber atenção especial dos pais.

De acordo com a nutricionista Cynthia Howlett, os dois primeiros anos de idade são essenciais para moldar o paladar das crianças e introduzir legumes e verduras na alimentação com mais facilidade. Ela alerta que o açúcar refinado deve ser totalmente evitado durante esse período, pois dificulta a introdução de alimentos saudáveis.

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Receitinha da nutri:

Biscoito de polvilho
500 gr de polvilho azedo
2 ovos
1 xícara de chá de óleo de coco
200 ml de água
sal a gosto
chia a gosto
Em uma vasilha acrescente o polvilho, a água e o óleo, misture bem e acrescente o sal a gosto. Adicione por último os ovos, até obter uma massa consistente. Leve para assar em forno médio por 25 minutos.

A nutricionista materno-infantil Isabel Lobo dá a dica: o ideal é se planejar e usar a criatividade na hora de montar a lancheira dos pequenos. A recomendação é optar por alimentos caseiros, integrais e ricos em fibras.

“É importante que os pais usem a criatividade e preparem uma lancheira organizada para despertar o interesse das crianças por alimentos mais saudáveis” reforça a nutricionista.

Ela também conta que não ter as temidas guloseimas em casa é o primeiro passo para tornar a alimentação das crianças mais saudável. Isabel reforça que caso seja preciso adoçar alguma preparação na hora do lanche, o melhor é utilizar tâmaras ou mel orgânico.

Lancheira saudável: o que levar

Sanduíche de queijo, tomate e orégano no pão integral;
Fruta + ovo de codorna;
Pipoca caseira + suco caseiro;
Tapioca com geleia de frutas;
Espetinho de queijo coalho + fruta;
Panqueca colorida (acrescente na massa beterraba ou espinafre ou cenoura)
Oleaginosa (castanha do Pará, amêndoa e castanha de caju);
Iogurte natural + aveia + mel orgânico + fruta;

EVITAR sempre!
Alimentos processados e embutidos, como biscoitos, peito de peru, suco de caixinha ou em pó, achocolatado, doces, chocolates e refrigerantes. Esses alimentos podem ter corantes e conservantes artificiais prejudiciais à saúde e desenvolvimento das crianças.
Quanto mais a criança for exposta a esses alimentos, maior será a rejeição de opções saudáveis.




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