Indaiá 3

Ginastica laboral: conheça os benefícios da prática

A prática é excelente para prevenir lesões por esforço repetitivo (LER).

12 de Abril de 2018
Dia de ginástica laboral com o personal trainer Márcio Eudes com a turma da revista Saúde fortaleza e Engaja Comunicação.

Dia de ginástica laboral com o personal trainer Márcio Eudes com a turma da revista Saúde fortaleza e Engaja Comunicação.

A rotina agitada de uma boa parte das pessoas inclui muitas horas no trabalho e por conta dos esforços repetitivos ou má postura,  isso pode trazer prejuízos à saúde e resultar em baixa produtividade. Para evitar esses problemas e ter uma ambiente de trabalho mais produtivo, a implantação da ginástica laboral é indicada. A prática dessa atividade tem como principal objetivo prevenir lesões musculares e doenças relacionadas às atividades laborais, além de incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas.

De acordo com o personal Márcio Eudes Nascimento da assessoria esportiva Treino Life, a ginástica laboral é excelente para prevenir lesões por esforço repetitivo (LER), comuns em funcionários que trabalham digitando ou fazendo o mesmo trabalho manual por várias horas ao dia, e problemas de postura.

Em Fortaleza, de acordo com o personal, muitas empresas já se atentaram para os benefícios da ginástica laboral e já incluiram a atividade pelo menos 2 vezes na semana na rotina dos seus funcionários. “Os funcionários esperam por esse momento. É um momento de quebra da rotina e de alívio do stress também”, afirma Márcio. O personal enfatiza que a prática melhora a qualidade de vida, diminui as faltas no trabalho devido ao trabalho preventivo e manutenção da saúde dos funcionários.

Como é feita

A ginástica laboral pode ser feita de maneira simples. Antes de tudo é feito um alongamento. Depois o profissional orienta os exercícios que devem ser feitos em dupla. Objetos simples, como um balão, podem ser usados para relaxar a musculatura dos braços e mãos. Assim como uma simples bolinha de tênis pode ser pressionada e manipulada em pontos específicos do corpo para ajudar na liberação da tensão. O profissional recomenda exercícios da panturrilha, que podem ser feitos em qualquer lugar, e exercícios com os braços.

A ginástica também pode ser ótima opção para uma maior relaxamento dos funcionários, pois depois da parte de alongamento, exercícios, há uma momento de massagem que deixa a turma muito mais aliviada das tensões do dia a dia. Quando voltam da ginástica os colaboradores tendem a relaxar e render muito mais na tarefas laborais, afirma o personal.

> Importância do alongamento

> Alimentos que ajudam na produção do hormônio da felicidade

> Práticas alternativas como Ayurveda, Ioga e musicoterapia serão oferecidas no SUS

> Massagem: técnicas e benefícios que vão além do relaxamento

A ginástica laboral tem três fases:

– Fase preparatória: antes de iniciar o trabalho.

– Fase compensatório: feito durante o expediente, onde o funcionário já tem passado boa parte do dia.

– Fase de relaxamento: pós trabalho, para que o funcionário volte pra casa o mais relaxado possível.

Todas essas fases têm os mesmos objetivos: prevenir lesões, aumentar a autoestima, aumentar a qualidade de vida do colaborador e bem-estar.  Cada caso é um caso e cada empresa tem uma fase que é a mais indicada.

Com até 20 minutos, é possível fazer a prática de ginástica laboral e trabalhar a musculatura dos punhos, pescoço e até panturrilhas. Esse tempo é o suficiente para ativar toda essa musculatura e trazer benefícios. O personal destaca que as empresas que investem nesse serviço, tendem a ter muito mai resultados positivos, pois com essa atividade os colaboradores com boa disposição e bem-estar, garantidos pela ginástica laboral, tendem a se afastar bem menos por conta de condições de saúde, dessa forma, diminui drasticamente as faltas no serviço.

Benefícios da ginástica laboral:

– Torna o ambiente de trabalho melhor

– Preveni lesões e patologias relacionadas ao trabalho

– Minimiza o estresse do funcionário

– Ajuda a diminuir o índice de afastamento médico

– Aumento da qualidade de vida do funcionário

– Ajuda a aumentar o foco, concentração e disposição do funcionário

– Ajuda a aumentar a produtividade no trabalho, afinal trabalhar sem dor e mais aliviado ajuda a conseguir melhores resultados.

Serviço:

Ginástica laboral

Márcio Eudes Nascimento

Personal Trainer

telefone: (85) 98665-7830 / (85) 99699-1321

Instagram: @marcinhoeudes

Email: [email protected]

Assessoria Treino life

Instagram: @treinolife

 

 

 

 




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: