São Luiz RioMar

Ex-BBB Jonas Sulzbach e Erasmo Viana movimentam Fortaleza com aulão inédito de Mahamudra no Beach Park

Nossa equipe foi conferir de perto e bateu um superpapo exclusivo com eles. Confira!

11 de abril de 2016
Momento de alongamento FOTOS: Larissa Falcão

Momento de alongamento FOTO: Larissa Falcão

No último fim de semana (9 e 10), nossa equipe esteve no aulão inédito de Mahamudra Brasil na capital cearense. O evento aconteceu no Beach Park e contou com a presença dos criadores dessa filosofia, Erasmo Viana e o ex-BBB Jonas Sulzbach, que contaram em entrevista exclusiva  para Saúde Fortaleza como criaram esse estilo de vida.

> 7 dicas de Gabriela Pugliesi para curtir férias em Fortaleza sem meter o pé na jaca
> Pugliesi visita praia de Jericoacoara e aproveita estadia para praticar exercícios

A grande filosofia

Maha significa “grande” e mudra “segredo”, uma filosofia de vida, criada e desenvolvida no Brasil, que visa o desenvolvimento humano focado na constante evolução do ser com base em três pilares: o corpo, a mente e o espírito. “O objetivo é extrair o melhor de cada pessoa independentemente de quem ela seja”, afirma Jonas Sulzbach.

Jonas e Erasmo durante o momento de alongamento FOTO: Reprodução/Instagram @mahamudrabrasil

Jonas e Erasmo durante o momento de alongamento FOTO: Reprodução/Instagram @mahamudrabrasil

“A Mahamudra seria alcançar um nível de consciência que pessoas, como Jesus Cristo, Buda, Ghandi já alcançaram. É claro que nem todo mundo vai conseguir chegar a tamanho conhecimento de consciência, mas a Mahamudra incentiva as pessoas”, acrescenta Erasmo Viana.

Como ter um corpo sarado depois do 40 anos
Conheça os benefícios do crossfit
O que o pilates pode fazer por uma gestante?

Hoje, esse estilo de vida já é difundido em vários estados brasileiros e também lá fora, como na Austrália, Las Vegas e e Miami. “As pessoas confundem muito e acham que a Mahamudra é

Na foto, os coaches Paulo Rigatto e Alessandra Oliveira, e os criadores Jonas Sulzback e Erasmo Viana

Na foto, os coaches Paulo Rigatto e Alessandra Oliveira, e os criadores Jonas Sulzback e Erasmo Viana

uma coisa que veio de fora, mas não, foi a gente que criou. Foi um grupo de amigos, eu, Erasmo, César, Lucas, Rodrigo. O brasileiro tem que ter orgulho porque foi uma coisa criada aqui e hoje em dia já tem proporção internacional”, explica Jonas.

Mas nem só de relaxamento se trata esse método. Essa atividade mescla movimentos de várias modalidades diferentes em uma só. “É usado a yoga, técnicas de artes maciais, box, treinamento militar, movimentos de corrida, ginástica natural, escalada. Na verdade, tudo que é novo a gente inclui nos nossos treinos de uma forma dinâmica e responsável”, cita Erasmo.

> Confira 9 dicas preciosas para quem quer começar a correr

Aulão

Em clima de praia e pôr-do-sol, o aulão, ministrado pelos coaches Paulo Rigatto e Alessandra Oliveira, foi dividido em várias etapas: o primeiro momento, que consistia no alongamento com movimentos do yoga.

Os coaches Paulo Rigatto e Alessandra Oliveira

Os coaches Paulo Rigatto e Alessandra Oliveira

A segunda parte foram exercícios individuais e em dupla, misturando técnicas de artes maciais e treino funcional. O terceiro momento, que foi realizado circuitos em grupo intercalando com corrida na areia fofa.

A última etapa do aulão foi de relaxamento total e um momento para entrar em contato com a natureza e consigo mesmo. Apesar de ser uma técnica que visa a elevação espiritual, também faz suar a camisa e ficar com esse tanquinho também (rsrs):

Nossa energia de sempre 💪🏻💪🏻😁😁🎉🎉 Aulão Mahamudra &Beach Park foi incrível. Amanhã tem maissssss 😍😍😍😁😁😁😁 Bóra que ainda dá tempo 🏃🏻🏃🏻🏃🏻🏃🏻 @erasmo.mbt @jonas.mbt @aleoliveira.mbt @pa.mbt #goodvibes #vida #BeachPark

Um vídeo publicado por Karina Di Siervi🔺Mahamudra 🇧🇷 (@karinadisiervi) em


Curiosidades

Durante a entrevista, ao vivo pelo aplicativo Periscope, quem estava acompanhando interagiu, perguntou e eles responderam. Olha só:

P – Qualquer pessoa pode praticar a Mahamudra?

R – Qualquer pessoa que tenha exame médico que comprove que

Erasmo e Jonas durante nossa entrevista ao vivo no Periscope FOTO: Larissa Falcão

Erasmo e Jonas durante nossa entrevista ao vivo no Periscope FOTO: Larissa Falcão

você esteja apto a participar, será muito bem vindo. Nos temos mais de 1000 alunos em todo Brasil, tanto gordinhos e magrinhos, sem preconceitos. (Jonas)

P – Quais os maiores benefícios do Mahamudra para corpo, mente e espírito?

R – Aumenta sua capacidade de consciência. A gente não trabalha só a parte física, mas há um treinamento holístico também, que reflete no seu dia a dia, no trabalho, nas relações. A gente inspira aos alunos serem pessoas melhores, a dar bom dia ao porteiro, a ser gentil, tudo isso é Mahamudra. (Erasmo)

R – É onde você tenta buscar a sua melhor versão e buscar ser o mais feliz que puder. (Jonas)

P – A Mahamudra é um método de treinamento funcional?

R – É um método de desenvolvimento humano. A gente não quer especificar como treinamento físico, a gente é mais do que isso. Então, o treinamento funcional faz parte também, assim como yoga, ginástica natural, muai thai, corrida, a gente tenta botar um pouquinho de tudo ali para as pessoas poderem experimentar movimentos novos e tudo vai se encaixando no final. (Erasmo)

P – Quem quer praticar Mahamudra aqui em Fortaleza, como é que faz?

R – Ainda não tem coach especializado aqui em Fortaleza. Na realidade, essa oportunidade de trazer o aulão aqui no Beach Park serve para adquirir experiência e ver como é a aceitação do público aqui em Fortaleza. Nesse ano, nós abrimos em várias capitais, Curitiba, Balneário, Floripa, e temos pretensão de virmos para cá mais pra frente. E, por enquanto, você pode seguir nas redes sociais e acompanhar. A gente sempre posta vídeos. (Jonas)

P – Jonas, você come doce?

R – Como, como sim. Como doce, tomo cerveja. Claro que eu não vou comer doce todo dia, mas o importante é manter o equilíbrio. (Jonas)

Gente, abrindo um parêntese aqui, a nossa equipe flagrou o modelo se esbaldando em um quiosque de churros após o evento, mas no dia seguinte já teve treino de novo. Equilíbrio é tudo! (rsrs)

Confere o treinão deles logo de manhã lá no Beach Park:

E hoje é dia de mais uma super aula Mahamudra no @beachpark 👊🏼 e já estamos ensaiando oq pode vir por aí 😁💪🏼. . @pa.mbt @aleoliveira.mbt @karinadisiervi @erasmo.mbt @jonas.mbt 👊🏼. . #EsporteÉVida #MahamudraBrasil

Um vídeo publicado por Mahamudra Brasil (@mahamudrabrasil) em


P – Como começou essa relação de vocês com a atividade física?

R – Não foi nada forçado. Eu já praticava esporte antes, então isso já facilitou bastante. A Mahamudra surgiu da vontade de fazer coisas novas, de estar com os amigos e de trazer tudo em uma só modalidade e transformar isso em um movimento muito maior. Então a gente só fez unir o útil ao agradável. (Erasmo)

R – Meu pai é formado em educação física, minha mãe também sempre gostou de exercícios físicos, então eu já cresci com todo esse incentivo. No começo, eu focava mais em musculação, em definir e ficar bem de corpo. (Jonas)

Confira galeria de fotos:




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: