Banner animado assembleia abril

DOAÇÃO DE PLASMA: recuperados da Covid-19 podem ajudar no tratamento de outros pacientes

O plasma convalescente é um componente do sangue que contém anticorpos de combate à infecção, importantes para o tratamento

1 de julho de 2020

Foto: Reprodução

Recuperados da Covid-19 há mais de 30 dias podem ajudar na recuperação de pacientes que estão com a doença, por meio da doação de plasma, já que possuem anticorpos que podem ser úteis no tratamento de pacientes em estado grave.

> Ceará é o primeiro estado a ampliar critérios de doação de sangue para homossexuais

> Pacientes recuperados da Covid-19 e gestores homenageiam profissionais da saúde de hospital em Fortaleza

O plasma convalescente é um material contido no sangue com anticorpos de combate à infecção. Esses anticorpos são produzidos pelo sistema imunológico após um indivíduo contrair uma doença. Assim, por meio de uma doação de sangue, esse material pode ser transfundido para um paciente doente para acelerar o processo de recuperação.

A expectativa é que os pacientes que receberem o plasma proveniente de convalescentes da Covid-19 tenham uma recuperação mais rápida, menor tempo de internação e de UTI e um menor risco de morrerem dessa infecção.

Como doar

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está recebendo doações. Para doar, é necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Ser do sexo masculino*; *A restrição ocorre porque mulheres que já engravidaram podem ter produzido anticorpos contra leucócitos. A presença desses anticorpos podem causar reações em quem receber o plasma, agravando ainda mais o quadro desses pacientes.
  • Ter entre 18 e 60 anos;
  • Pesar acima de 50kg;
  • Possuir histórico confirmado da doença, por meio de PCR, sorologia ou teste rápido;
  • Estar sem sintomas da doença há mais de 30 dias. ⠀

Os interessados devem fazer o agendamento on-line pelo site www.hemoce.reservio.com ou pelos telefones (85) 3101.2305 ou (85) 3101.2296.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: