Banner Granja Regina

5 dicas para comer frutas de forma diferente

E atingir os níveis recomendados pelo Ministério da Saúde

20 de janeiro de 2016
Frutas no café da manhã

Mamão com iogurte, granola e chia. (FOTO: Reprodução/Instagram @saudefortaleza)

Frutas

O verão é uma estação muito esperada pelos brasileiros e vivida praticamente durante todo o ano pelos cearenses. No entanto, as altas temperaturas podem ser um problema quando não tomamos algumas precauções relacionadas à alimentação de forma geral. Além do cuidado com a hidratação, por exemplo, o consumo de frutas deve ser ainda maior nessa época do ano, não só para ajudar a amenizar a sensação de calor, como porque fornecem nutrientes essenciais que auxiliam na hidratação do corpo.

> Receita de Panacota de Frutas Vermelhas
> Fortaleza têm o pior índice no consumo de frutas e verduras

De acordo com o último levantamento do IBGE, a ingestão diária de frutas, legumes e verduras está abaixo dos níveis recomendados pelo Ministério da Saúde para mais de 90% da população brasileira. “O consumo de frutas na alimentação deve sempre ser incentivado. A recomendação é que sejam consumidas no mínimo 3 porções de frutas por dia”, afirma Priscila Silva, consultora em saúde e nutrição da Blue Professional Marketing, de São Paulo.

Uma das causas do baixo consumo das frutas é a falta de praticidade na hora do preparo e do consumo. Pensando nisso, o mercado dispõe de alternativas para alcançar os benefícios com mais facilidade. Além do consumo da fruta in natura, suas variações, como as polpas de fruta ou as próprias frutas congeladas são ótimas alternativas. Isto porque, além de preservar a maior parte dos benefícios, são práticas e podem ser encontradas em todas as épocas do ano.

> Não se deve dar sucos de frutas para crianças

Sorvete de frutas geladinho

Sorbet de sapoti. (FOTO: Reprodução/Instagram @saudefortaleza)

Confira 5 dicas de como introduzir as frutas nas suas refeições:

• Adquira frutas frescas diferentes e faça uma linda salada de frutas. Coloque no refrigerador e prepare uma calda de fruta feita com uma polpa de fruta congelada para regar por cima quando for consumir, por exemplo;

• Use a criatividade e combine diferentes polpas de frutas ou a própria fruta congelada para criar sucos ainda mais nutritivos e saborosos. Algumas dicas inusitadas de mix de sabores:

– Uva + Abacaxi

– Graviola + Goiaba

– Cajá Umbu + Maracujá

– Morango + Uva

– Abacaxi + Tamarindo

• Faça seu próprio sorvete em casa batendo polpas de fruta ou frutas congeladas criando deliciosos Sorbets ou Smoothies. Podem ser acrescentadas também sementes e castanhas como chia, linhaça, castanha do Pará, além de ervas e especiarias como o hortelã, capim santo e gengibre;

Frutas: em forma de suco verde

Couve + espinafre + banana congelada + maçã verde + laranja. (FOTO: Reprodução/Instagram @saudefortaleza)

• Desenvolva receitas com frutas. Mousses, pudins, cremes e caldas ou molhos para estas preparações ou saladas, podem tornar os pratos ainda mais atrativos e enriquecer com muitos nutrientes, além de facilitar o alcance das recomendações diárias;

• Faça sucos de frutas e coloque em forminhas de picolé ou em saquinhos para fazer gelo. São naturais e muito nutritivos. Você pode até deixar alguns pedacinhos de fruta para ficar ainda mais gostoso!




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: