Indaiá 3

Detox: saiba o que cortar e o que incluir na sua dieta

Jacou nas festas de fim de ano? Aposte em uma detox!

1 de Janeiro de 2016
FOTO: Reprodução/Globo.com

FOTO: Reprodução/Globo.com

Enfiou o pé na jaca durante as festas de fim de ano? Calma, que nada está perdido. Com tantas tentações, é comum cometer alguns excessos. Maaaas, é hora de recuperar o tempo perdido! Que tal uma detox?

Para que o organismo recupere-se dos exageros, encare uma detox, podendo ser feita de 2 a 10 dias, para desintoxicar o organismo.

O que deixar de lado?

Nessa dieta, refrigerantes e sucos industrializados, bem como o álcool, estão proibidos. Evite a cafeína, pois ela atrapalha o processo de desintoxicação e afeta a qualidade do sono – nesse período, dormir bem também contribui para reequilibrar o organismo.

Esqueça a carne vermelha, as frituras e os alimentos salgados. Durante a desintoxicação, é essencial apostar nos alimentos frescos e naturais. Doces e frituras devem ser mantidos à distância!

Confira alguns alimentos detox para incluir no cardápio:

Frutas vermelhas – Morango, framboesa, amora, mirtilo. São frutas pouco calóricas e ricas em flavonoides, antioxidantes que melhoram o processo de detoxificação. Para os dias de calor, prepare um suco rosa ou um smothie congelando essas frutinhas.

Carnes brancas – Carnes brancas e magras podem ser consumidas nas principais refeições, mas sem exageros. No caso dos carboidratos, arroz integral está permitido com moderação e pães devem ser evitados.

Maçã – Fonte de quercetina, um potente anti-inflamatório natural, ótima para aliviar a retenção de líquidos. Além disso, possui muitas fibras, que geram saciedade, segurando a fome por mais tempo. Dica: prepare a fruta cozida com canela de sobremesa ou bata com suco verde no desjejum.

Couve – Rica em clorofila, que limpa o fígado, o metabolizador de tudo que entra no corpo – incluindo drinques e medicamentos. Inclua em sucos, principalmente em jejum, para agir melhor.

Chá – Alguns chás, como hibisco, cavalinha e dente-de-leão, possuem propriedades diuréticas, o que auxilia na eliminação das toxinas e, claro, do inchaço.

Oleaginosas (castanhas) – Ricas em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês. Possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Consuma castanhas, como a do Pará, amêndoas, avelãs e nozes.

Água de coco – É responsável pela hidratação e eliminação das toxinas por meio da diurese, além de auxiliar a troca de nutrientes pelas células. Também mantém a pele com aspecto bem cuidado.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: