Banner São Luiz – Miguel Dias

04/10 II Encontro de Saúde Mental da MEAC aborda expectativas e realidades da gravidez e puerpério

3 de outubro de 2019
MEAC promove II Encontro de Saúde Mental em outubro. (Foto: Divulgação)

MEAC promove II Encontro de Saúde Mental em outubro. (Foto: Divulgação)

O II Encontro de Saúde Mental da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, acontece no próximo dia 4 de outubro (sexta-feira), das 8h às 17h, no auditório do Hemoce, no bairro no Rodolfo Teófilo e traz como tema“Da Gestação ao Puerpério: entre o real e o imaginário”.

> Outubro Rosa: uma campanha contra o câncer de mama e a favor da vida
> Exame detecta Alzheimer 5 anos antes dos primeiros sintomas
> Dia Nacional do Idoso e a importância da prática de atividades físicas na terceira idade
> Especial Doação de órgãos: um ato de amor à vida

Temas

Como reagir a um aborto espontâneo, ao diagnóstico de uma malformação do bebê ou à morte do recém-nascido? Como cuidar da saúde mental dessa mãe que vê sua realidade mudar de uma hora pra outra frente aos sonhos gestados ao longo de anos? É para melhor assistir essas mulheres, que a MEAC realiza este evento de capacitação para 200 profissionais e estudantes de várias instituições.

O sonho de ser mãe, acalentado pela maioria das mulheres, encontra, entretanto, muitos obstáculos que não estavam previstos por elas. “A gravidez é uma fase maravilhosa, mas também muito difícil, exigindo adaptações físicas, hormonais, parentais, financeiras. Pode se tornar tormentosa e nos cabe ajudá-las, sendo um elo que as fortifique neste novo mundo”, explica a psicóloga Scheylla Riedmiller, que irá proferir a palestra de abertura do encontro.

 “Nosso objetivo é fomentar os conhecimentos em uma área tão específica como a saúde mental da mulher, cuja demanda tem crescido exponencialmente e precisa, desta forma, de profissionais qualificados para essa assistência”, explica Igor Emanuel, psiquiatra da MEAC.

Ele coordena o Psicomater, programa multidisciplinar de atendimento psicossocial com foco em gestantes e mulheres até um ano após o parto, que conta com psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e enfermeira prestando assistência à saúde mental integral individual e em grupo. No ano de 2018 foram atendidas 377 pacientes no ambulatório com transtornos mentais gerais (14,2% a mais que no ano anterior) e 37 no perfil REMDA (usuárias de substâncias psicoativas), totalizando 414 pacientes atendidas a nível ambulatorial.

Sobre a Rede Ebserh

A MEAC-UFC faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Programação

8h

Credenciamento, Coffee Break e Apresentação Cultural

8h30

Solenidade de Abertura

09h

Palestra Magna: “Da Gestação ao Puerpério: Entre o Imaginário e o Real” – por Scheylla Santos Riedmiller

10h

Ciclo Gravídico-Puerperal: Aspectos Biopsicossociais – por Igor Emanuel Vasconcelos e Martins Gomes; Francisca Ruth Teixeira Martins; Angélica Maria Barbosa; Sabrina Dérica Arruda Rosa; Emilcy Rebouças Gonçalves; Tereza Cristina Alves Ferreira.

13h

Apresentação de Trabalhos (Sessão Pôster)

14h

Mesa redonda: “Cuidados Paliativos e a Experiência do Luto” – por Myrna Araújo Cavalcante; Mara Carolina Ribeiro Gomes; Maria do Socorro Leonácio; Nádia Gurgel Alves; Erasmo Miessa Ruiz.

16h

Ciranda do Renascimento – por Vera Dantas

16h40

Premiação de Trabalhos e Encerramento

Serviço

Maternidade Escola Assis Chateaubriand
Endereço: Rua Coronel Nunes de Melo, S/n – Rodolfo Teófilo, Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3366-8501





QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:








COMENTE:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 12 =